Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAlves, Edilene André
dc.date.accessioned2024-06-20T14:58:53Z
dc.date.available2024-06-20T14:58:53Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.citationALVES, Edilene André; FONSECA, Carlos André Guerra . Uso do Scratch como ferramenta de apoio ao ensino de matemática básica por meio de jogos e animações. Natal: [s. n.], 2015. 59 p. Monografia (Bacharel) UERN, Faculdade de Ciências da Computaçãoen_US
dc.identifier.urihttps://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/928
dc.description.abstractSoftwares computacionais são cada vez mais utilizados no nosso cotidiano, e a cada dia tem crescido a criação de softwares voltados para a educação, com a intenção de favorecer o aprendizado das crianças e adolescentes que desde muito cedo tem a oportunidade de utilizar recursos tecnológicos. No entanto precisa-se procurar uma metodologia e uma ferramenta que ajude nesse processo, visando um melhor aproveitamento para o aprendizado. Este trabalho pretende apresentar o software Scratch, que é uma ferramenta de criação de jogos e animação, como uma ferramenta de suporte ao ensino da matemática, relacionando os conceitos estudados em sala, nas aulas convencionais, com o conteúdo a ser produzido com o Scratch. A pesquisa relata um estudo de caso feito em um colégio Municipal de Parnamirim/RN, desenvolvendo atividades com conteúdo da matemática. Foi possível perceber que a ferramenta pode ter influenciado principalmente nos aspectos motivacionais proporcionados pelo Scratch, como também pode ter influenciado no rendimento escolar, visto que os testes estatísticos aplicados, o T- Student e o Qui-quadrado, mostraram o desempenho favorável das notas dos alunos que participaram das oficinas com o Scratch, além do aumento significativo dos alunos que passaram a gostar da matemática após a utilização da ferramenta. Ambos os testes tiveram nível de significância de 5%, ou seja, 95% de certezaen_US
dc.language.isoen_USen_US
dc.subjectAmbiente motivadoren_US
dc.subjectScratchen_US
dc.subjectProcesso de ensino e aprendizagemen_US
dc.titleUso do Scratch como ferramenta de apoio ao ensino de matemática básica por meio de jogos e animaçõesen_US
dc.typeThesisen_US


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples