dc.contributor.author | Moreira, Irlan Arley Targino | |
dc.date.accessioned | 2024-05-15T15:37:19Z | |
dc.date.available | 2024-05-15T15:37:19Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.identifier.citation | MOREIRA, Irlan Arley Targino; RAMOS, Karla Darlene Nepomuceno . Uma Abordagem experimental do protocolo Zigbee em um ambiente simulado de comunicação intraveicular. Natal: 2012. 68 p. Monografia(Bacharel) UERN, Faculdade de Ciências da Computação | en_US |
dc.identifier.uri | https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/512 | |
dc.description.abstract | Atualmente os automóveis utilizam fios para realizar a comunicação entre o
computador central e os demais dispositivos, o que acarreta em custos, dificuldade
de instalação de equipamentos, e limitação no número de dispositivos instalados
devido aos slots para conexões físicas. Uma possível solução para este problema é
a implantação de uma rede sem fio que utilize um protocolo de comunicação que
atenda as necessidades apresentadas. Portanto, este trabalho tem como objetivo
estudar a inserção do protocolo Zigbee e das redes de sensores sem fio no
ambiente intraveicular. Para testar a utilização desse protocolo no ambiente
intraveicular, foi desenvolvida uma aplicação de sensoriamento crepuscular veicular,
na qual foi possível analisar a potência de sinal e a perda de pacotes considerando a
coexistência de redes como Wi-Fi e Bluetooth, bem como, interferências
eletromagnéticas causadas por um motor. Para o desenvolvimento da aplicação foi
utilizado o kit OEM Design da MEMSIC e os resultados foram considerados
satisfatórios para o ambiente analisado. | en_US |
dc.language.iso | other | en_US |
dc.subject | Rede de sensores sem fio | en_US |
dc.subject | Zigbee | en_US |
dc.subject | Rede intraveicular | en_US |
dc.title | Uma Abordagem Experimental do Protocolo Zigbee em um Ambiente Simulado de Comunicação Intraveicular | en_US |
dc.type | Thesis | en_US |