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dc.contributor.authorMoreira, Irlan Arley Targino
dc.date.accessioned2024-05-15T15:37:19Z
dc.date.available2024-05-15T15:37:19Z
dc.date.issued2012
dc.identifier.citationMOREIRA, Irlan Arley Targino; RAMOS, Karla Darlene Nepomuceno . Uma Abordagem experimental do protocolo Zigbee em um ambiente simulado de comunicação intraveicular. Natal: 2012. 68 p. Monografia(Bacharel) UERN, Faculdade de Ciências da Computaçãoen_US
dc.identifier.urihttps://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/512
dc.description.abstractAtualmente os automóveis utilizam fios para realizar a comunicação entre o computador central e os demais dispositivos, o que acarreta em custos, dificuldade de instalação de equipamentos, e limitação no número de dispositivos instalados devido aos slots para conexões físicas. Uma possível solução para este problema é a implantação de uma rede sem fio que utilize um protocolo de comunicação que atenda as necessidades apresentadas. Portanto, este trabalho tem como objetivo estudar a inserção do protocolo Zigbee e das redes de sensores sem fio no ambiente intraveicular. Para testar a utilização desse protocolo no ambiente intraveicular, foi desenvolvida uma aplicação de sensoriamento crepuscular veicular, na qual foi possível analisar a potência de sinal e a perda de pacotes considerando a coexistência de redes como Wi-Fi e Bluetooth, bem como, interferências eletromagnéticas causadas por um motor. Para o desenvolvimento da aplicação foi utilizado o kit OEM Design da MEMSIC e os resultados foram considerados satisfatórios para o ambiente analisado.en_US
dc.language.isootheren_US
dc.subjectRede de sensores sem fioen_US
dc.subjectZigbeeen_US
dc.subjectRede intraveicularen_US
dc.titleUma Abordagem Experimental do Protocolo Zigbee em um Ambiente Simulado de Comunicação Intraveicularen_US
dc.typeThesisen_US


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