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dc.contributor.authorOliveira, Andrielison Cleiton de
dc.date.accessioned2024-09-02T18:06:12Z
dc.date.available2024-09-02T18:06:12Z
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Andrielison Cleiton de.; TAKAHASHI, Adriana. Análise de Ferramentas Computacionais para o ensino da matemática no ensino médio. Natal: 2017. 45 p. Monografia (Bacharel) UERN, Curso de Ciência e Tecnologia.en_US
dc.identifier.urihttps://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/1299
dc.description.abstractEsta monografia fala sobre a incorporação de novas estratégias como tecnologias computacionais, focando o uso de softwares educacionais para propor uma melhor aprendizagem aos alunos do ensino médio, demonstrando que a realização de trabalhos com softwares ajuda no desenvolvimento do desempenho criativo dos alunos, como por exemplo, na leitura, análise e compreensão de formas geométricas, entre outras. Assim, além de contribuir para adoção de novas didáticas na prática dos professores (especificamente na área de softwares educacionais) objetivamos proporcionar uma formação mais consistente aos alunos com dificuldades de aprendizagem e, sobretudo, demonstrar a importância da adoção das novas tecnologias computacionais como elemento didático, motivador e consolidador da aprendizagem. O uso de softwares educacionais no ensino é um importante objeto de aprendizagem, pois, por exemplo, na matemática, demonstra mais facilmente simulações de funções algébricas, gráficos no plano cartesiano, entre outras utilizações. Porém, essa prática não substitui os laboratórios de matemática, muito menos a didática do professor. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo principal mostrar como as tecnologias, em forma de softwares educacionais, podem ajudar a professores e alunos no processo de aprendizagem. O estudo baseou-se em uma pesquisa de cunho qualitativo por meio do método bibliográfico em bancos de dados online e um estudo comparativo, sendo finalizado com uma análise comparativa de quatro softwares educacionais, sendo estes: GeoGebra, Winmat, Luckhan Matrix Calculator e Winplot, considerando também a funcionalidade dos conteúdos matemáticos abordado por cada software, na tentativa de apontar a relevância desses dentro dos conteúdos matemáticos. Nessa perspectiva, foram obtidos resultados o qual diferenciou a atuação característica de cada software. Assim, concluímos que é inquestionável que as práticas pedagógicas utilizando softwares educacionais proporcionam uma melhoria na aprendizagem dos alunos, abrindo um leque de opções para os professores. Portanto, defendemos aqui o uso do software educacional não apenas como uma alternativa metodológica, mas como um aliado na busca de um ensino de qualidade que atenda as necessidades dos alunos nas mais diversas áreas.en_US
dc.language.isootheren_US
dc.subjectMatemáticaen_US
dc.subjectTecnologias comútacionaisen_US
dc.subjectSoftwaresen_US
dc.subjectSoftwares computacionaisen_US
dc.titleANÁLISE DE FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIOen_US
dc.typeThesisen_US


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