dc.description.abstract | Esta monografia fala sobre a incorporação de novas estratégias como tecnologias
computacionais, focando o uso de softwares educacionais para propor uma melhor
aprendizagem aos alunos do ensino médio, demonstrando que a realização de trabalhos
com softwares ajuda no desenvolvimento do desempenho criativo dos alunos, como por
exemplo, na leitura, análise e compreensão de formas geométricas, entre outras. Assim,
além de contribuir para adoção de novas didáticas na prática dos professores
(especificamente na área de softwares educacionais) objetivamos proporcionar uma
formação mais consistente aos alunos com dificuldades de aprendizagem e, sobretudo,
demonstrar a importância da adoção das novas tecnologias computacionais como elemento
didático, motivador e consolidador da aprendizagem. O uso de softwares educacionais no
ensino é um importante objeto de aprendizagem, pois, por exemplo, na matemática,
demonstra mais facilmente simulações de funções algébricas, gráficos no plano cartesiano,
entre outras utilizações. Porém, essa prática não substitui os laboratórios de matemática,
muito menos a didática do professor. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo
principal mostrar como as tecnologias, em forma de softwares educacionais, podem ajudar a
professores e alunos no processo de aprendizagem. O estudo baseou-se em uma pesquisa
de cunho qualitativo por meio do método bibliográfico em bancos de dados online e um
estudo comparativo, sendo finalizado com uma análise comparativa de quatro softwares
educacionais, sendo estes: GeoGebra, Winmat, Luckhan Matrix Calculator e Winplot,
considerando também a funcionalidade dos conteúdos matemáticos abordado por cada
software, na tentativa de apontar a relevância desses dentro dos conteúdos matemáticos.
Nessa perspectiva, foram obtidos resultados o qual diferenciou a atuação característica de
cada software. Assim, concluímos que é inquestionável que as práticas pedagógicas
utilizando softwares educacionais proporcionam uma melhoria na aprendizagem dos alunos,
abrindo um leque de opções para os professores. Portanto, defendemos aqui o uso do
software educacional não apenas como uma alternativa metodológica, mas como um aliado
na busca de um ensino de qualidade que atenda as necessidades dos alunos nas mais
diversas áreas. | en_US |