dc.description.abstract | As tecnologias na área de geração e reconstrução de ambientes virtuais vêm crescendo e
ganhando espaço no mercado, como programas para criação de planta baixa e visualização de
ambientes virtuais, que auxiliam o usuário na avaliação do seu ambiente. Porém, essas
mesmas tecnologias se encontram muitas vezes restritas a quem tem o poder computacional
de utilizar as mesmas, sendo desenvolvidas somente por profissionais da área ou oriundos da
área de computação gráfica, o que por si só limita a entrada de novos desenvolvedores a essa
crescente área de programação. Assim sendo, este trabalho vem com a premissa de fazer uma
análise comparativa de duas tecnologias presentes no meio científico de computação. As
tecnologias, InstantNGP, que usa como bases os conceitos da tecnologia NeRF, e o
OpenMVG são tecnologias que apresentam contínua atualização até a data desse trabalho.
Tendo a tarefa de construir ambientes virtuais a partir de fotos, a tecnologia InstantNGP,
assim como o NeRF, utiliza redes neurais para reconstrução de modelos 3D em tempo real, já
o OpenMVG analisa pontos de correspondência em várias imagens relacionadas, estima a
geometria da cena e reconstrói a estrutura 3D do cenário das imagens. Sendo assim, o trabalho
tem como inspiração principal comparar os resultados das duas tecnologias ao miniaturizar
um local desejado pelo usuário em um ambiente virtual, possibilitando a visualização. Por
fim, espera-se que este trabalho sirva de incentivo de referência para outros interessados a
desenvolverem trabalhos na área no campo tridimensional por meio da descrição de áreas de
pesquisas, assim como análise bibliográfica de autores da área de reconstrução tridimensional
e visão computacional. | en_US |