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Título: Figurações do insólito no conto “A Terceira Margem do Rio”, de Guimarães Rosa
Autor(es): Cirino, Francisca Mara Mendonça
Palavras-chave: João Guimarães Rosa
A Terceira Margem do Rio - Primeiras estórias
Super-regionalismo - Insólito
Data do documento: 9-Nov-2021
Citação: CIRINO, Francisca Mara Mendonça. Figurações do insólito no conto “A Terceira Margem do Rio”, de Guimarães Rosa - Mossoró-RN. 33 f. Monografia (Graduação em Letras Habilitação em Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2021
Resumo: Esta pesquisa tem como corpus literário o conto “A terceira margem do rio”, presente na obra Primeiras Estórias (1962), de Guimarães Rosa. O seguinte trabalho busca analisar o insólito que se apresenta dentro da narrativa, sobretudo entendendo como se dá a experienciação dos personagens com esses eventos inefáveis, que beiram o sobrenatural. A narrativa do conto nos apresenta a predominância do inefável e do indizível, de modo que o racional parece não transfigurar uma resposta lógica para desvendar o enigma da terceira margem. Nesse sentido, surge, então, o interesse por pesquisar a confluência da ficção rosiana com o gênero Fantástico e, mais precisamente, a partir do conto, investigar de que modo as figurações do insólito se apresentam ao longo da narrativa. Assim, na nossa análise, optamos por focar no personagem-pai, a fim de compreender os avessos enigmáticos do conto rosiano, que se estabelece a partir de uma terceira margem transcendental. Para tanto, nos apropriamos do conceito de “super-regionalismo” proposto por Candido (1987), a fim de demonstrar a singularidade do moderno regionalismo rosiano, que é feito de muitas travessias místicas. Sendo assim, alguns trabalhos são fundamentais para a realização desta pesquisa, dos quais se pode citar, sobre o Fantástico: Todorov (1981), Roas (2014) e Camarini (2014); sobre a temática do insólito: Covizzi (1978) e García (2007). Além disso, nos fundamentamos na vasta fortuna crítica a respeito de João Guimarães Rosa, da qual destaca-se: Arrigucci Junior (1994), Bosi (1994), e Rónai (2005).
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