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https://repositorio.apps.uern.br/jspui/handle/123456789/374
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Oliveira, Nadjara Thaís de | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-20T13:33:38Z | - |
dc.date.available | 2024-02-20T13:33:38Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-22 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Nadjara Thaís de. Política de cotas para pessoas com deficiência nas universidades: inclusão ou inferiorização?. 30 f. Monografia (Graduação em Direito) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2021. | en_US |
dc.identifier.uri | https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/374 | - |
dc.description.abstract | Diante do raciocínio de que mesmo aqueles que possuem alguma limitação física ou sensorial, também, usufruem de direitos que precisam ser resguardados, independente de um número pequeno comparado a população mundial. Logo dentre estes direitos destaca-se o direito à educação. O desafio é aplicar a inclusão adequada, pois necessariamente o Ensino Superior provoca uma mudança social, proporcionando, primeiramente, na vida da pessoa com deficiência o reconhecimento da capacidade de igualdade, para que haja uma sociedade mais justa. A relevância da busca ao conhecimento é necessária para uma construção de valor e aprimoramento a uma profissão futura essencial ao crescimento físico e mental, assegurando a dignidade da pessoa humana. Enquanto alguns membros da sociedade acreditam que as leis que garantem um percentual de vagas para pessoas com deficiência (PcD) nas Universidades representam o retrocesso e inferiorização da intelectualidade, há quem admita que se trata de um direito resguardado. A reserva de vagas invoca o princípio da isonomia uma vez que equipara as oportunidades de concorrência dos candidatos que possuem um Ensino Fundamental falho, pois o ensino inclusivo ainda é complexo no Brasil devido as barreiras atitudinais e físicas. Por este motivo é importante cientificar não apenas as pessoas com deficiência como também a sociedade de que a política de cotas é uma ação afirmativa que garante o direito fundamental à educação, indo ao encontro do respeito à dignidade da pessoa. Assim, será realizada uma análise da evolução histórica do acesso das pessoas com deficiência à educação, a evolução legislativa que garante o acesso da pessoa com deficiência ao Ensino Superior no âmbito federal e no âmbito estadual, se a política de cotas representa uma subestimação da capacidade do aluno com deficiência ou a reparação dos danos decorrentes da exclusão social. O sistema de cotas e sua aplicação na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte também será explanado, por meio do raciocínio indutivo, exploratório e abordagem majoritariamente qualitativa pois contará também com dados comprobatórios da realidade tratada. | en_US |
dc.language.iso | other | en_US |
dc.subject | Ensino superior | en_US |
dc.subject | Pessoa com deficiência | en_US |
dc.subject | Inclusão - Igualdade | en_US |
dc.title | Política de cotas para pessoas com deficiência nas universidades: inclusão ou inferiorização? | en_US |
dc.type | Thesis | en_US |
Aparece nas coleções: | Direito |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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MONOGRAFIA - VERSAO FINAL - NADJARA OLIVEIRA.pdf | Monografia Graduação em Direito | 334,97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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