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https://repositorio.apps.uern.br/jspui/handle/123456789/339
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Soares, Carlos Alberto de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-05T17:52:28Z | - |
dc.date.available | 2024-02-05T17:52:28Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-25 | - |
dc.identifier.citation | SOARES, Carlos Alberto de Souza. Direito digital - componente curricular obrigatório na Graduação de Direito: um estudo de caso nas universidades estaduais brasileiras. 55 f. Monografia (Graduação em Direito) – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2021 | en_US |
dc.identifier.uri | https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/339 | - |
dc.description.abstract | Este estudo discorre a questão da Resolução CNE/CES nº 2/2021 que alterou o artigo 5º da Resolução CNE/CES nº 5/2018, que institui as novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em direito - DCN, entre outras alterações, incluiu a disciplina de Direito Digital no rol de disciplinas de formação técnico-jurídica, tornando obrigatória a sua oferta na matriz curricular dos cursos de graduação em direito. Teve como objetivo geral investigar o cumprimento à determinação da respectiva resolução para a oferta regular da disciplina de direito digital na estrutura curricular dos cursos de direito das universidades estaduais brasileiras. A pertinência da temática consiste em propiciar uma constatação sobre a existência da disciplina de direito digital nos Projetos Políticos Pedagógicos de direito das instituições de ensino superior objeto de estudo em conformidade com a regulamentação vigente. Na esfera metodológica, a pesquisa evidenciou-se, quanto à sua natureza, de forma quali-quantitativa, estudo de caso, quanto aos fins, descritiva, e quanto aos meios, bibliográfica e de campo. A pesquisa realizada conseguiu atingir 100% do universo da população investigada e foi composta por 29 universidades estaduais que possuem o curso de graduação de direito, cuja coleta de dados foi realizada com base nos achados da busca filtrada realizada no Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior - Cadastro e-MEC. Como resultados, constatou-se que das 29 universidades objeto de estudo da pesquisa, apenas 2 universidades cumprem com as com as exigências legais previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em direito, evidenciando na estrutura curricular a inclusão da disciplina de direito digital como componente curricular obrigatório e outras 5 ofertam o respectivo conteúdo como componente curricular optativo nas suas matrizes curriculares. Conclui-se, o presente trabalho demonstrando-se que que 93,1% [n = 27] das universidades estaduais objeto do estudo, ainda não realizaram a adequação das diretrizes curriculares vigentes para o curso de direito. | en_US |
dc.language.iso | other | en_US |
dc.subject | Revolução tecnológica - internet | en_US |
dc.subject | Educação jurídica - diretrizes curriculares | en_US |
dc.subject | Direito digital | en_US |
dc.title | Direito digital - componente curricular obrigatório na Graduação de Direito: um estudo de caso nas universidades estaduais brasileiras | en_US |
dc.type | Thesis | en_US |
Aparece nas coleções: | Direito |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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1. CARLOS ALBERTO DE SOUZA SOARES - MONOGRAFIA FINAL.pdf | Monografia Graduação em Direito | 1,47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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