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https://repositorio.apps.uern.br/jspui/handle/123456789/214
Título: | Unidade de ensino potencialmente significativa norteada por metodologias ativas: uma proposta para o estudo de gases ideais na disciplina de física no ensino médio |
Autor(es): | Sousa, Rejane Rodrigues de Oliveira |
Palavras-chave: | Ensino de Física - UEPS Aprendizagem significativa Metodologias ativas |
Data do documento: | 2020 |
Citação: | SOUSA, Rejane Rodrigues de Oliveira. Unidade de ensino potencialmente significativa norteada por metodologias ativas: uma proposta para o estudo de gases ideais na disciplina de física no ensino médio. 119 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade do Estado do Rio Norte, Mossoró, 2020 |
Resumo: | A escola, enquanto espaço social e ambiente destinado a produção do conhecimento sistematizado, não pode se alinhar a ideia de práticas de ensino que não corroboram com as expectativas de uma sociedade cada vez mais dinâmica. Neste sentido, torna-se necessário um novo fazer pedagógico que atenda aos anseios dos alunos. Diante de tal realidade, surge a inquietação e desejo de realizar este trabalho onde expomos a elaboração, aplicação e avaliação de uma sequência didática para o estudo de gases com alunos da 2a série do ensino médio da rede estadual de ensino. A sequência didática está inscrita nos pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa do norte americano David Ausubel como forma de superar antigas práticas, possibilitando o estudo de Física mais próximo da realidade dos alunos. A sequência didática, denominada Unidade de Ensino Potencialmente Significativa, é constituída por pré e pós testes, texto introdutório, questionário, mapas conceituais, vídeo-aulas e situações- problemas (estações) em conformidade com o desenvolvimento das competências e habilidades trazidas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN e PCN+) e para Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As metodologias ativas são norteadoras deste trabalho por favorecer o fortalecimento da autonomia, a sala de aula invertida oportuniza o aluno perceber que a produção do conhecimento pode ocorrer em um outro viés, quando ocorre a inversão do que é feito na sala de aula para ser feito em casa. As atividades colaborativas, promovem um ambiente de negociação de ideias, significados e conceitos. Este trabalho é de caráter qualitativo, quantitativo e experimental, por se tratar de um experimento de ensino, fundamentado teoricamente em trabalhos e pesquisas de Ausubel (1963, 1968); Moreira (2000, 2002, 2011); Freire (2005); Brasil (1999); Brasil (2002); Reeve (2009); Coelho (2018); Morin (2000); Moran (2015), “Cobb e Steffe (1983) dentre outros. Verificamos que os resultados da Unidade de Ensino Potencialmente Significativa corroboram com os pressupostos teóricos que fundamentam esse trabalho. A análise dos resultados de natureza qualitativa e experimental deu-se por meio do posicionamento dos alunos, da evolução dos mapas conceituais e das avaliações individual e somativa. Quanto aos resultados de natureza qualitativa, seguimos os parâmetros do Ganho de Hake. Desse modo, inferimos que é possível uma prática de sala de aula balizada por metodologias ativas influenciar positivamente na aprendizagem significativa de Física. Portanto, capacitar o professor para o uso de práticas que desenvolva nos alunos autonomia e habilidade intelectual para entender e solucionar situações reais, é contribuir significativamente no processo de ensinar e aprender. |
URI: | https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/214 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO) |
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