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https://repositorio.apps.uern.br/jspui/handle/123456789/190
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Freitas, Rosimary Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-11T14:23:42Z | - |
dc.date.available | 2023-09-11T14:23:42Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, Rosimary Silva. A Influência dos Padrões Sociais de Beleza no Comportamento de Alunos Adolescentes. 2019. 64 f. Dissertação (Mestrado em Biologia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2019. | en_US |
dc.identifier.uri | https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/190 | - |
dc.description.abstract | Os padrões sociais de beleza podem exercer influência na formação da autoimagem de adolescentes, considerando que esses indivíduos estão em processo de mudanças corporais e comportamentais intrínsecas dessa faixa etária. Esses fatores os tornam vulneráveis aos preceitos ditados pela sociedade, levando-os muitas vezes a imergirem em um conjunto de hábitos que podem ser danosos ao seu bem-estar. No intuito de ajudá-los na construção de um pensamento crítico a respeito de questões que interferem na sua saúde e na sua identidade, este trabalho teve como objetivo levar à sala de aula a discussão de um conteúdo transversal e contemporâneo que tem influenciado de forma significativa, e muitas vezes de forma negativa, o comportamento desses sujeitos. Nesse sentido, foi realizada uma intervenção em uma turma de ensino médio em uma escola pública da cidade de Governador Dix-Sept Rosado/RN, iniciando-se com a aplicação de um questionário a fim de identificar quais os principais desafios que os adolescentes enfrentam em relação à aceitação da autoimagem e como os recursos midiáticos estão influenciando as suas concepções e seus hábitos. Em seguida, os temas foram trabalhados nas aulas de Biologia através de palestras, discussões e atividades interativas. Posteriormente, aplicou-se um segundo questionário com o mesmo grupo de alunos, contendo questões semelhantes às do primeiro, no intuito de verificar se as abordagens realizadas em sala de aula geraram os esclarecimentos esperados. A partir dessas ações, foram colhidas sugestões dos alunos sobre conteúdos relacionados ao tema trabalhado, os quais eles considerassem pertinentes para a produção de uma cartilha informativa. Os resultados constataram a ocorrência do poder da mídia na padronização das concepções dos estudantes no tocante à sua autoimagem e à sua autoestima. No entanto, houve algumas mudanças positivas nas respostas contidas no segundo questionário, quando comparadas às do primeiro, sugerindo que envolver adolescentes com informações e reflexões sobre temáticas relacionadas ao seu bem estar pode se configurar em um recurso metodológico com papel significativo na adequada promoção do desenvolvimento desses sujeitos. Dessa forma, conclui-se que o ambiente escolar necessita propiciar a inclusão de temas transversais no seu currículo não somente de forma pontual, mas num trabalho contínuo, permitindo gerar oportunidades em que os alunos possam reconhecer as suas singularidades e ocupar seus lugares e funções na sociedade. | en_US |
dc.language.iso | other | en_US |
dc.subject | Autoimagem | en_US |
dc.subject | Cartilha Informativa | en_US |
dc.subject | Adolescentes | en_US |
dc.subject | Qualidade de Vida | en_US |
dc.title | A Influência dos Padrões Sociais de Beleza no Comportamento de Alunos Adolescentes | en_US |
dc.type | Thesis | en_US |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (PROFBIO) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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A INFLUÊNCIA DOS PADRÕES SOCIAIS DE BELEZA NO COMPORTAMENTO DE ALUNOS ADOLESCENTES.pdf | Dissertação de Mestrado | 2,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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