Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.apps.uern.br/jspui/handle/123456789/188
Título: | Estudo sobre o uso das novas tecnologias - TICs: tornando a educação atraente para os jovens |
Autor(es): | Silva, Marcos Alberto de Sousa |
Palavras-chave: | Tecnologias de Informação e Comunicação Ensino de Biologia Estratégias Metodológicas |
Data do documento: | 26-Jul-2019 |
Citação: | SILVA, Marcos Alberto de Sousa. Estudo sobre o Uso das Novas Tecnologias - TICS: tornando a educação atraente para os jovens. 2019. 55 f. Dissertação (Mestrado em Biologia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2019. |
Resumo: | O tema principal desse trabalho trata sobre a disponibilidade, o uso, o conhecimento, a importância da utilização e os efeitos das novas tecnologias da informação e comunicação como ferramentas educacionais, utilizadas como estratégias metodológicas no processo de ensino e aprendizagem de biologia em escolas estaduais da rede pública de ensino, como também a necessidade de formação continuada com os professores para que possam usar adequadamente esses recursos e atingirem os objetivos pretendidos. A pesquisa teve como objetivo, elaborar um material orientador aos professores com indicativos de como ministrar aulas de biologia com o uso das TICs. A metodologia utilizada para a elaboração do caderno de práticas, foi uma pesquisa bibliográfica para embasar o conteúdo do caderno e um jogo de tabuleiro, utilizando o software power point e QR code. O caderno foi construído com uma linguagem acessível, apresentando sugestões de temas de aulas, utilizando algum tipo de TICs. O jogo apresentado é colorido, dinâmico, com textos norteadores, cartões com perguntas e respostas e QR code, que leva os alunos a vídeos sobre Sistema Digestório no Canal do Youtube. Mesmo com a grande disseminação das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) na nossa sociedade e na educação, o ensino de Ciências e Biologia continua na maioria das salas de aula, restrito as aulas expositivas, com mínima participação dos alunos e fazendo com que eles acreditem ser uma das disciplinas mais difíceis do currículo escolar. Para mudar essa visão, uma das alternativas encontradas é o uso desses recursos no processo de ensino, colocando o aluno em contato com as mudanças que acontecem todo o dia na sociedade, na velocidade em que elas ocorrem, discutindo a Ciência disponível na mídia, e que muitas vezes não chegou aos livros didáticos, para que assim dinamize e facilite a compreensão dos conteúdos ministrados. |
URI: | https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/188 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (PROFBIO) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ESTUDOS SOBRE O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS-TICS_ TORNANDO A EDUCAÇÃO ATRAENTE PARA OS JOVENS.pdf | Dissertação de Mestrado | 972,31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.