Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.apps.uern.br/jspui/handle/123456789/185
Título: | Jogos didáticos como recurso alternativo para o ensino do bioma caatinga |
Autor(es): | Mendes, Lúcia de Fátima Sena |
Palavras-chave: | Biodiversidade Ensino-aprendizagem Fauna Livro Didático Software |
Data do documento: | 26-Jul-2019 |
Citação: | MENDES, Lúcia de Fátima Sena. Jogos Didáticos como Recurso Alternativo para o Ensino do Bioma Caatinga. 2019. 100 f. Dissertação (Mestrado em Biologia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2019. |
Resumo: | O bioma caatinga é um ecossistema exclusivamente brasileiro e apresenta uma das maiores biodiversidades do país, no entanto a falta de conhecimento aprofundado, de estudos e materiais bibliográficos sobre sua fauna e flora faz com que o mesmo venha sofrendo constantes ameaças inclusive em áreas protegidas por lei. A abordagem deste tema pelas escolas encontra alguns obstáculos, uma vez que o seu principal recurso é o livro didático e os mesmos trazem poucas informações sobre o tema, limitando-se em alguns casos a um pequeno texto falando sobre as características gerais da flora e nenhuma menção a sua fauna. O presente trabalho objetivou fazer uma análise dos livros didáticos aprovados pelo PNLD 2018, sobre a abordagem do bioma caatinga e a construção de um software educacional e um jogo de tabuleiro com informações complementares as que são abordadas pelo livro didático. A análise dos livros mostrou que o conteúdo mais negligenciado foi a fauna, sendo que em alguns livros não foi sequer citado. Partindo desta informação a temática escolhida para os jogos foi a fauna da caatinga. Assim foi criado o aplicativo, salve a ararinha azul, utilizando a tecnologia ENGINE UNTY e um jogo de tabuleiro na forma de trilha, de nome homônimo. Os jogos visam auxiliar o processo ensino/aprendizagem por trazerem informações complementares as que são abordadas pelo livro didático, permitindo que os professores abordem estes temas de forma lúdica e interativa. |
URI: | https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/185 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (PROFBIO) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JOGOS DIDÁTICOS COMO RECURSO ALTERNATIVO PARA O ENSINO DO BIOMA CAATINGA.pdf | Dissertação de Mestrado | 4,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.