Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.apps.uern.br/jspui/handle/123456789/185
Title: Jogos didáticos como recurso alternativo para o ensino do bioma caatinga
Authors: Mendes, Lúcia de Fátima Sena
Keywords: Biodiversidade
Ensino-aprendizagem
Fauna
Livro Didático
Software
Issue Date: 26-Jul-2019
Citation: MENDES, Lúcia de Fátima Sena. Jogos Didáticos como Recurso Alternativo para o Ensino do Bioma Caatinga. 2019. 100 f. Dissertação (Mestrado em Biologia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2019.
Abstract: O bioma caatinga é um ecossistema exclusivamente brasileiro e apresenta uma das maiores biodiversidades do país, no entanto a falta de conhecimento aprofundado, de estudos e materiais bibliográficos sobre sua fauna e flora faz com que o mesmo venha sofrendo constantes ameaças inclusive em áreas protegidas por lei. A abordagem deste tema pelas escolas encontra alguns obstáculos, uma vez que o seu principal recurso é o livro didático e os mesmos trazem poucas informações sobre o tema, limitando-se em alguns casos a um pequeno texto falando sobre as características gerais da flora e nenhuma menção a sua fauna. O presente trabalho objetivou fazer uma análise dos livros didáticos aprovados pelo PNLD 2018, sobre a abordagem do bioma caatinga e a construção de um software educacional e um jogo de tabuleiro com informações complementares as que são abordadas pelo livro didático. A análise dos livros mostrou que o conteúdo mais negligenciado foi a fauna, sendo que em alguns livros não foi sequer citado. Partindo desta informação a temática escolhida para os jogos foi a fauna da caatinga. Assim foi criado o aplicativo, salve a ararinha azul, utilizando a tecnologia ENGINE UNTY e um jogo de tabuleiro na forma de trilha, de nome homônimo. Os jogos visam auxiliar o processo ensino/aprendizagem por trazerem informações complementares as que são abordadas pelo livro didático, permitindo que os professores abordem estes temas de forma lúdica e interativa.
URI: https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/185
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (PROFBIO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOGOS DIDÁTICOS COMO RECURSO ALTERNATIVO PARA O ENSINO DO BIOMA CAATINGA.pdfDissertação de Mestrado4,11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.