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https://repositorio.apps.uern.br/jspui/handle/123456789/175
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Oliveira, Élida Joyce de | |
dc.date.accessioned | 2023-09-05T12:22:12Z | |
dc.date.available | 2023-09-05T12:22:12Z | |
dc.date.issued | 2019-09-10 | |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Élida Joyce de. Educação Escolar Quilombola na Comunidade Jabotá: práticas pedagógicas e fazeres quilombolas. 2019. 101 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2019. | en_US |
dc.identifier.uri | https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/175 | |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como proposta analisar como a Educação Escolar Quilombola vem sendo desenvolvida como modalidade de ensino na Unidade de Ensino Rural Lauro Maia, localizada na comunidade quilombola do Jatobá, município de Patu/RN. Procuramos analisar as práticas Pedagógicas da Unidade de Ensino Rural Lauro Maia, além disso, também contextualizar historicamente a comunidade, ressaltando as suas vivências e experiências no dia a dia. A introdução teórica deste estudo trouxe a conceituação de quilombo e a apresentação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola, a partir da qual fizemos uma abordagem sobre currículo e a importância de trabalhar a diversidade e suas significações no ambiente escolar. Apresentamos elementos percebidos no processo de pesquisa junto à comunidade do Jatobá, abordando as especificidades dos remanescentes quilombolas do Jatobá. Procuramos perceber o dia a dia por meio de observações e conversas informais com pessoas da comunidade. Discutimos, na sequência, a relação escola, família e comunidade. Com isso, destacamos como as práticas pedagógicas são desenvolvidas pelos professores da comunidade quilombola e se atendem às recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola. Os métodos para a realização deste trabalho abrangem desde pesquisas bibliográficas a pesquisa de campo, optamos pela etnografia terá como procedimentos: observação, conversas informais, entrevistas com professores e pais de alunos/as e estudo de documento como o Projeto Político Pedagógico. Assim, o resultado mostra que a Educação Escolar Quilombola enfrenta muitos desafios para ser implanta no chão da escola. No caso da UERLM, as ações pedagógicas não estão alinhadas com as da comunidade quilombola do Jatobá, uma vez que a escola não tem seguido o que é estabelecido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação escolar Quilombola. Percebemos que não existe uma integração entre escola, família e comunidade, os mesmos não participam do Projeto político pedagógico o que tem dificultado a construção de identidades positivas. | en_US |
dc.language.iso | other | en_US |
dc.subject | Escola | en_US |
dc.subject | Ensino | en_US |
dc.subject | Educação Quilombola | en_US |
dc.subject | Quilombo | en_US |
dc.title | Educação escolar quilombola na Comunidade Jabotá: práticas pedagógicas e fazeres quilombolas | en_US |
dc.type | Thesis | en_US |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertação - Correção 2 final.pdf | Dissertação de Mestrado | 2,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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