Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.apps.uern.br/jspui/handle/123456789/173
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Brena Kesia Costa | |
dc.date.accessioned | 2023-09-05T11:43:46Z | |
dc.date.available | 2023-09-05T11:43:46Z | |
dc.date.issued | 2019-03-13 | |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Brena Kesia Costa. Projeto Professor Diretor de Turma: recontextualizações de políticas na escola. 2019. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2019. | en_US |
dc.identifier.uri | https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/173 | |
dc.description.abstract | Neste trabalho, discutimos o processo de recontextualização da política Projeto Professor Diretor de Turma no contexto escolar, desde a fase de construção da política até o contexto da prática. Nossa premissa é de que políticas estão sujeitas a processos de recontextualização por meio de demandas e processos de articulações e resistências, ocorridos em meio a lutas de poder; sendo assim, nenhuma política seria simplesmente implementada. No caso dos professores pesquisados, acreditamos que esses recontextualizam as políticas visando a um currículo que facilite o ensino-aprendizagem. Para a análise desse trajeto, utilizamos como política base o Projeto Professor Diretor de Turma, que está sendo executado em escolas públicas de ensino médio regular no estado do Ceará, desde 2008. Consideramos, aqui, a ideia de política como possibilidade de recontextualização por parte dos atores que a executam, vislumbrando o descentramento de poder e deixando de lado qualquer possibilidade de implementação de política no espaço escolar. Para fundamentar nosso estudo, utilizamos como aporte teórico os estudos de Ball (1993), Bowe; Ball (1992), Ball; Maguire; Braun (2016) e Mainardes (2006) para embasar nossos escritos sobre a abordagem do Ciclo Contínuo de Políticas. Fazemos nossas considerações sobre Política descentrada com Ball (2016) e Lopes; Macedo (2011). Tratamos as discussões sobre os estudos de currículo sob a perspectiva de Lopes (2011), Lopes; Macedo (2006) e Silva (2017). E, para concluir, ainda que provisoriamente, nosso capítulo teórico, lançamos mão de reflexões acerca da performatividade no contexto escolar com as discussões propostas por Ball (2005; 2010) e Silva (2017). Fazemos uso de metodologia qualitativa, cujos principais instrumentos aplicados foram entrevistas a partir de um questionário semiestruturado, realizadas com professores que estão executando o Projeto Professor Diretor de Turma na escola no cargo de Professor Diretor de Turma. Analisamos neste trabalho os documentos oficiais do Projeto Professor Diretor de Turma. As recontextualizações do Projeto Professor Diretor de Turma desde suas primeiras versões são influenciadas pelo modo do governo cearense em avaliar as políticas. No contexto escolar, a gestão desempenha tentativas de implementação da política, e o Professor Diretor de Turma, sendo responsabilizado e cobrado, recontextualiza a política quando executa suas tarefas em meio às dimensões do contexto da escola e aos contextos em que os alunos estão inseridos. As recontextualizações são executadas a partir do que os Professores Diretores de Turma defendem como melhor, de acordo com seus interesses, pois, de acordo com os entrevistados, eles não acreditam possuir carga horária adequada para executar suas funções. Algumas recontextualizações beiram perspectivas de envolvimento pessoal, que dão à política uma tradução que é centrada na resolução de problemas particulares do aluno. As recontextualizações de envolvimento pessoal são percebidas quando o Professor Diretor de Turma assume a política para si próprio. Vestindo a roupagem de responsável por dar resultados efetivos, ele se sente na obrigação de fazer algo pelo aluno a partir do desenvolvimento de elementos afetivos. Esses esforços são justificados sempre pela tentativa de motivar os alunos e ajudá-los a ter progressos na trajetória de vida. | en_US |
dc.language.iso | other | en_US |
dc.subject | Projeto Professor Diretor de Turma | en_US |
dc.subject | Recontextualização | en_US |
dc.subject | Contexto Escolar | en_US |
dc.title | Projeto Professor Diretor de Turma: recontextualizações de políticas na escola | en_US |
dc.type | Thesis | en_US |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA_ RECONTEXTUALIZAÇÕES DE POLÍTICAS NA ESCOLA.pdf | Dissertação de Mestrado | 2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.