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https://repositorio.apps.uern.br/jspui/handle/123456789/170
Título: | Multiletramentos no livro didático: análise de uma coleção de língua inglesa para o ensino médio |
Autor(es): | Tôrres Neto, Agápito Pereira |
Palavras-chave: | Multiletramentos Livros Didáticos Língua Inglesa Ensino Médio |
Data do documento: | 1-Nov-2019 |
Citação: | TÔRRES NETO, Agápito Pereira. Multiletramentos no livro didático: análise de uma coleção de língua inglesa para o ensino médio. 2019. 96 f. Mossoró - RN, 2019. |
Resumo: | Os estudos sobre multiletramentos trazem importantes contribuições para o ensino de línguas e os pressupostos dessa pedagogia estão presentes nos documentos oficiais da educação brasileira que norteiam as práticas de ensino e aprendizagem e orientam a produção dos livros didáticos para a escola pública no que se refere às teorias de ensino e aprendizagem. Diante disso, esse trabalho de dissertação tem como objetivo analisar como as atividades de leitura e produção de texto propostas nos livros didáticos da coleção Way to go! para o Ensino Médio podem contribuir para o desenvolvimento de práticas de multiletramentos no ensino de língua inglesa. A análise dos livros didáticos é considerada necessária e importante porque esse material está presente em todas as escolas do Brasil, contribuindo (ou não) para um ensino de línguas eficaz e significativo. Essa pesquisa está fundamentada nos pressupostos teóricos sobre multiletramentos do Grupo de Nova Londres (1996); Soares (1998); Kleiman (1995); Rojo (2009); Rojo e Moura (2012); sobre livros didáticos, Paiva (2015); PNLD 2018; com relação ao ensino de línguas, Moita Lopes (1996); Leffa (1988); a respeito de gêneros discursivos, Bakhtin (2011); Dionísio (2007); Marcuschi (2008). Como se trata de um tema que envolve o ensino de línguas no Brasil, os documentos oficiais como as Orientações Curriculares Nacionais, os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular, Brasil (2000, 2002, 2006, 2017) foram consultados; e ainda sobre os desafios do ensino de língua inglesa, Brasil (1998, 1999); entre outros. A pesquisa de natureza documental tem como universo a coleção Way to go! para o Ensino Médio e o corpus é formado pelas atividades de leitura e produção de texto. Esta coleção com 3 volumes compôs o Guia do Livro Didático 2018 dando aos professores, de todo o Brasil, a oportunidade de escolher o livro de língua inglesa para o Ensino Médio. Os dados, em análise, mostram como os livros didáticos contemplam a pedagogia dos multiletramentos por meio das atividades de leitura e produção de texto e como isso contribui para o desenvolvimento de práticas de multiletramentos e a formação humana integral dos alunos da rede pública de ensino. A análise, feita a partir de recortes tirados das seções relacionadas com as atividades de leitura e a produção de texto presentes em todas as unidades dos 3 volumes que compõe a coleção, revelam a presença de propostas que incentivam a prática dos multiletramentos ao evidenciar as categorias: multicultural e multimodal. As 6 seções analisadas: Antes da leitura, Leitura, Leitura para a compreensão geral, Leitura para a compreensão detalhada, Leitura para o pensamento crítico e Escrita; trazem aspectos que favorecem o trabalho sobre multiculturalidade: Aspectos raciais, ponto de visão ou viés crítico, tipo de informação e vocabulário; assim como oferecem propostas para o trabalho sobre multimodalidade: Uso de cores e imagens, efeitos gráficos, estrutura da informação, criticidade na escolha dos gêneros discursivos. |
URI: | https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/170 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO) |
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