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Título: A formação docente leitora no curso de Pedagogia
Autor(es): Alencar, Daniela Deyse Silva de
Palavras-chave: Formação docente
Formação leitora - Leitura
Literatura
Data do documento: 20-Abr-2020
Citação: ALENCAR, Daniela Deyse Silva de. A formação docente leitora no curso de Pedagogia. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Universidade Federal Rural do Semiárido, Mossoró, 2020.
Resumo: É importante que o docente, em especial o Pedagogo, tenha formação inicial que colabore para o fazer didático como futuro formador de leitores no Ensino Básico. Nossa pesquisa objetiva, de modo geral, analisar como acontece a formação docente leitora dos graduandos do Curso de Pedagogia em uma universidade pública situada no município de Mossoró/RN para atuarem como futuros professores formadores de leitores e os objetivos específicos, são: Analisar o que aponta o documento que norteia o Curso de Pedagogia sobre a formação leitora; identificar as concepções do aluno/futuro professor acerca de sua formação leitora e identificar as concepções dos professores sobre a importância da formação leitora no Curso de Pedagogia. A abordagem da investigação é qualitativa, caracterizada sob a forma de estudo de caso. Para isso, utilizamos o documento que rege o Curso em menção e os dados coletados junto aos sujeitos da pesquisa por meio de entrevistas e questionários. Ademais, fez-se necessário compreender e utilizar dos estudos teóricos acerca da formação e dos saberes docentes (TARDIF, 2013; PIMENTA, 2012) e da leitura (FREIRE, 2011; MARTINS, 2006). No que tange à formação leitora e a literatura, embasamo-nos em Azevedo (2004), Lajolo (1993) e Pontes (2012). Diante disso, foi possível realizar uma análise a partir da triangulação dos dados obtidos através do documento (Projeto Pedagógico do Curso - PPC), mediante a pesquisa de campo a partir da aplicação do questionário com os discentes e a entrevista com as docentes do Curso de Pedagogia, e com isso, identificar que as práticas de leituras a partir da leitura literária é uma estratégia relevante para a formação leitora no contexto de formação de professores. Verificamos, ainda, que esse documento evidencia a necessidade de se trabalhar mais a formação leitora dos discentes e ampliar o número de disciplinas obrigatórias em seu componente curricular que trabalhe a formação leitora. Constatamos que os discentes consideram a leitura literária como uma modalidade leitora que oportuniza experiências significativas no contexto de formação de professores. As docentes defendem a necessidade da universidade e de todos os envolvidos nesse processo, desenvolverem mais projetos de ensino, pesquisa e extensão que fomente a prática da leitura literária como modalidade pertinente para formar pedagogos leitores. Desse modo, concluímos que apesar da existência de algumas dificuldades, o Curso de Pedagogia, lócus da pesquisa, contribui com a formação leitora dos respectivos graduandos
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