Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.apps.uern.br/jspui/handle/123456789/159
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sousa, Daniel Syllas Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-01T12:12:11Z | - |
dc.date.available | 2023-09-01T12:12:11Z | - |
dc.date.issued | 2020-08-31 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Daniel Syllas Pereira. Formação subjetiva dos alunos e a educação escolar: influência dos espaços no processo de ensino na escola pública. 153 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Universidade Federal Rural do Semiárido, Mossoró, 2020 | en_US |
dc.identifier.uri | https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/159 | - |
dc.description.abstract | Com este trabalho, temos o objetivo de discutir os espaços presentes nos processos de formação dos sujeitos e as possibilidades de relações que estes podem ter com o ensino. Assim, delimitamos como objetivo geral desta pesquisa compreender como as relações espaciais vivenciadas nos processos de formação subjetiva dos alunos do 6o e 9o anos estão presentes no processo de ensino. Traçamos uma discussão sobre os vínculos que os sujeitos estabelecem com os espaços vivenciados e as relações identitárias nos processos de ensino das ciências humanas e sociais em uma escola pública de ensino fundamental, localizada no município de Areia Branca/RN. É uma proposta de estudo analítica sobre a temática da formação subjetiva dos sujeitos e a presença dos espaços no processo de ensino, buscando pensar as relações dos espaços com o universo da escola e a prática escolar. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa na qual nos apropriamos da proposta cartográfica que se constitui da implicação direta do pesquisador no campo da pesquisa com vistas a ser agenciado pelos sujeitos e cotidianos a serem pesquisados. Pretendemos, por meio de anotações em diário de campo, análise de imagens e diálogos produzidos pelos alunos e entrevistas com professores, atravessar os fluxos das trajetórias de formação dos sujeitos para compreender as possíveis relações dos espaços com o ensino. Acreditamos que as formações dos sujeitos sociais, assim como suas subjetividades, podem estar intimamente relacionadas aos diversos espaços por eles vivenciados. Nesse sentido, visualizamos a escola como lugar que pode impulsionar essas subjetividades e suas trajetórias formativas. | en_US |
dc.language.iso | other | en_US |
dc.subject | Espaço - ensino | en_US |
dc.subject | Ciências humanas e sociais | en_US |
dc.subject | Formação do sujeito | en_US |
dc.title | Formação subjetiva dos alunos e a educação escolar: influência dos espaços no processo de ensino na escola pública | en_US |
dc.type | Thesis | en_US |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação versão final - Daniel Syllas Pereira Sousa.pdf | Dissertação de Mestrado | 2,88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.