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dc.contributor.authorSousa, Daniel Syllas Pereira-
dc.date.accessioned2023-09-01T12:12:11Z-
dc.date.available2023-09-01T12:12:11Z-
dc.date.issued2020-08-31-
dc.identifier.citationSOUSA, Daniel Syllas Pereira. Formação subjetiva dos alunos e a educação escolar: influência dos espaços no processo de ensino na escola pública. 153 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Universidade Federal Rural do Semiárido, Mossoró, 2020en_US
dc.identifier.urihttps://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/159-
dc.description.abstractCom este trabalho, temos o objetivo de discutir os espaços presentes nos processos de formação dos sujeitos e as possibilidades de relações que estes podem ter com o ensino. Assim, delimitamos como objetivo geral desta pesquisa compreender como as relações espaciais vivenciadas nos processos de formação subjetiva dos alunos do 6o e 9o anos estão presentes no processo de ensino. Traçamos uma discussão sobre os vínculos que os sujeitos estabelecem com os espaços vivenciados e as relações identitárias nos processos de ensino das ciências humanas e sociais em uma escola pública de ensino fundamental, localizada no município de Areia Branca/RN. É uma proposta de estudo analítica sobre a temática da formação subjetiva dos sujeitos e a presença dos espaços no processo de ensino, buscando pensar as relações dos espaços com o universo da escola e a prática escolar. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa na qual nos apropriamos da proposta cartográfica que se constitui da implicação direta do pesquisador no campo da pesquisa com vistas a ser agenciado pelos sujeitos e cotidianos a serem pesquisados. Pretendemos, por meio de anotações em diário de campo, análise de imagens e diálogos produzidos pelos alunos e entrevistas com professores, atravessar os fluxos das trajetórias de formação dos sujeitos para compreender as possíveis relações dos espaços com o ensino. Acreditamos que as formações dos sujeitos sociais, assim como suas subjetividades, podem estar intimamente relacionadas aos diversos espaços por eles vivenciados. Nesse sentido, visualizamos a escola como lugar que pode impulsionar essas subjetividades e suas trajetórias formativas.en_US
dc.language.isootheren_US
dc.subjectEspaço - ensinoen_US
dc.subjectCiências humanas e sociaisen_US
dc.subjectFormação do sujeitoen_US
dc.titleFormação subjetiva dos alunos e a educação escolar: influência dos espaços no processo de ensino na escola públicaen_US
dc.typeThesisen_US
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO)

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