Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.apps.uern.br/jspui/handle/123456789/148
Título: | Biojogos, ferramenta tecnológica de estudo e revisão para o enem |
Autor(es): | Maia, Solange Maria Cunha Batista |
Palavras-chave: | Ensino e aprendizagem Tecnologias Digitais Jogos |
Data do documento: | 21-Ago-2020 |
Citação: | MAIA, Solange Maria Cunha Batista. Biojogos, ferramenta tecnológica de estudo e revisão para o enem. 70 f. Dissertação (Mestrado em Biologia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró-RN, 2020. |
Resumo: | Os alunos do ensino médio relatam os desafios de aprender a disciplina de Biologia, devido à quantidade de nomenclaturas e as formas de como as aulas são exploradas. Nesta perspectiva, esse trabalho tem como principal foco a criação de um site de jogos intitulado BIOJOGOS, para auxiliar aos alunos no estudo e na revisão dos conteúdos de biologia mais recorrentes no Enem. Para isso, foi necessário fazer um resgate destes conteúdos por meio de oficinas para construção dos jogos, simulações, resumos, animações, a fim de servirem de suporte para a confecção desta ferramenta. Ela foi construída por alunos do curso de Informática, aplicada no mesmo curso e no curso de Comércio e de Agroindústria da Escola de Educação Profissional Osmira Eduardo de Castro. Nesta pesquisa também foi feita uma discussão sobre as metodologias empregadas no estudo de biologia, a fim de que se faça uma reflexão acerca das aptidões dos educandos, fazendo uma análise de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais. Para comprovar a eficácia da ferramenta BIOJOGOS, foram aplicadas questões diagnósticas sobre os conteúdos: Organelas Citoplasmáticas, Ciclos Biogeoquímicos e Relações Ecológicas, antes e depois da aplicação dos jogos. A partir de avaliação dos jogos, por meio de questionário, foi possível constatar pelas respostas dos alunos, que eles acharam os jogos fáceis de manusear e de compreender os conteúdos por eles abordados. Assim, conclui-se que o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação nas aulas de biologia é imprescindível no processo de ensino e aprendizagem. |
URI: | https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/148 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (PROFBIO) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCM - SOLANGE MARIA CUNHA - VERSÃO FINAL.pdf | Dissertação de Mestrado Profissional | 2,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.