Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.apps.uern.br/jspui/handle/123456789/147
Título: | Utilização de blog com conteúdo de biologia como ferramenta facilitadora da aprendizagem |
Autor(es): | Queiroz, Romualdo Ramon Martins de |
Palavras-chave: | Ensino - investigação Protagonismo discente TDICs |
Data do documento: | 1-Dez-2020 |
Citação: | QUEIROZ, Romualdo Ramon Martins de. Utilização de blog com conteúdo de biologia como ferramenta facilitadora da aprendizagem. 135 f. Dissertação (Mestrado em Biologia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró-RN, 2020 |
Resumo: | A dinamicidade da linguagem demanda a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação como aliadas da educação no processo de ensino e aprendizagem. Dentre as ferramentas contemporâneas, destaca-se o blog, devido à sua praticidade, facilidade de produção e ampla capacidade de gerar redes socais e de saberes através da exploração da criatividade, da reflexão e da socialização. Neste contexto, esta pesquisa surge com o objetivo de criar e disponibilizar um blog com conteúdo de Biologia, no qual estão depositados: sequências didáticas, vídeos de aulas práticas, videoaulas, links de aplicativos, ferramentas educacionais gratuitas, quizzes, informativos com dicas para professores e alunos e questões preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), materiais que poderão ser utilizados pelo professor e/ou pelo aluno para dinamizar as aulas e provocar o interesse pela Biologia. O intuito do trabalho foi verificar a potencialidade do uso das mídias digitais como um facilitador do processo de ensino e aprendizagem, proporcionar a aprendizagem colaborativa e promover transformações concretas na relação professor-aluno, tornando as aulas mais dinâmicas e interessantes. O blog Bioinvestigando já está disponível e contém mais de quinze postagens, além de um manual com nove sequências didáticas com aulas de Biologia para as três séries do Ensino Médio. Todas as sequências foram construídas levando em conta o protagonismo dos discentes e o método científico e utilizando diversas metodologias ativas. |
URI: | https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/147 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (PROFBIO) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCM - ROMUALDO RAMON MARTINS DE QUEIROZ.pdf | Dissertação de Mestrado Profissional | 3,93 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.