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Título: O ensino de botânica a partir dos espaços não formais e históricos da cidade de Oeiras Piauí: uma abordagem interdisciplinar e tecnológica
Autor(es): Moura, Francisca Maria Araújo
Palavras-chave: Contextualização - Ensino de Botânica
Metodologias Ativas
Uso de tecnologias digitais
Data do documento: 30-Set-2020
Citação: MOURA, Francisca Maria Araújo.O ensino de botânica a partir dos espaços não formais e históricos da cidade de Oeiras Piauí: uma abordagem interdisciplinar e tecnológica.116 f. Dissertação (Mestrado em Biologia) - Universidade do Estado do Rio grande do Norte, Mossoró, 2020
Resumo: O ensino de Botânica é de suma relevância para a Educação Básica. No entanto, vem sendo discutido por diversos autores, destacando uma série de problemas e preocupações. Inserido nesse contexto e diante da necessidade de desenvolver novas estratégias metodológicas voltadas para o ensino de Botânica no Ensino Médio, o presente trabalho teve como principal objetivo a criação de um aplicativo educativo com informações botânicas das plantas estudadas nos espaços não formais e históricos da cidade de Oeiras Piauí, para ser utilizado como ferramenta didática no ensino de Biologia. O estudo foi desenvolvido com os alunos do segundo ano do Ensino Médio (EM) do Centro de Ensino de Tempo Integral Desembargador Pedro Sá, pertencente à Rede Estadual de Educação do Piauí. Como pressupostos metodológicos foram utilizados os fundamentos da pesquisa mista e pesquisa de campo. Com os resultados da pesquisa foi possível observar que apesar dos alunos reconhecerem a importância do estudo dos vegetais, a maioria ainda prefere o estudo de outras temáticas dentro da Biologia. Observou-se também que o desenvolvimento de atividades em diálogo com outras áreas do conhecimento abre um leque de possibilidades para o ensino de conteúdos de Botânica no Ensino Médio. Como produto final desta pesquisa foi construído o aplicativo Infoplant que possui catalogação, descrição, identificação das espécies de plantas e a importância histórica e cultural de cada uma das praças pesquisadas. O App também ainda conta a tecnologia QR code em que para cada espécie de planta foi criado um código contendo as mesmas informações presentes aplicativo, que permite ao aluno estudar de forma direta o meio natural e social que o circunda. Na avaliação dos discentes, o aplicativo se caracteriza como útil, com informações claras e importantes e que servirá para melhorar o ensino e facilitar a aprendizagem dos conteúdos de Botânica. A maior parte dos estudantes acreditam que o Infoplant seja capaz de despertar o interesse dos alunos para a temática Botânica. Conclui-se que a ferramenta configura-se como uma inovação tecnológica para auxiliar e potencializar aulas de Botânica, tornando-as mais atrativas e a prática de ensino e aprendizagem mais prazerosa e significativa, e como estratégia para impulsionar a popularização da ciência para todos os setores da sociedade.
URI: https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/138
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (PROFBIO)

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