Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.apps.uern.br/jspui/handle/123456789/136
Título: Aplicativo como ferramenta no ensino da respiração celular
Autor(es): Santos, Antonio Delmário Alves dos
Palavras-chave: Ensino - aprendizagem
Tecnologia - ferramenta
Metodologia
Data do documento: 5-Set-2020
Citação: SANTOS, Antonio Delmário Alves dos. Aplicativo como ferramenta no ensino da respiração celular. 55 f. Dissertação (Mestrado em Biologia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2020.
Resumo: A realidade do mundo digital caracterizada pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação – TICs, trazem novas possibilidades para o ensino e aprendizagem de temas próprios da Biologia. Desta forma, foi construído um aplicativo para aparelhos celulares para ser utilizado como ferramenta de aprendizagem no ensino de Biologia. O aplicativo Bio respiração, foi validado por um grupo constituído por alunos e professores do ensino médio, cujo conteúdo abordado no respectivo recurso didático, trata dos processos e etapas que caracterizam a respiração celular como mecanismo fundamental para a sobrevivência e manutenção das células, unidades básicas da vida. O cerne do presente trabalho foi a criação de uma ferramenta, que possibilitou verificar o seu uso no contexto tecnológico atrelado às metodologias ativas e ao ensino híbrido. A metodologia utilizada teve base em uma pesquisa quantitativa utilizando questionários específicos sobre o ensino da respiração celular e o uso de aplicativo. A partir dos dados coletados, foi realizado análises dos aspectos qualitativos dos mesmos, amparada por uma discussão teórica. Os questionários da pesquisa apresentaram perguntas destinadas ao momento que anteceu e sucedeu a utilização do aplicativo Bio Respiração. Os resultados obtidos demonstraram que a ferramenta testada, poderá auxiliar professores e alunos no ensino e na aprendizagem da respiração celular, assim como, permitiu concluir que mesmo diante da modernidade tecnológica, existe a necessidade de associar elementos próprios da contemporaneidade, às metodologias existentes para o fortalecimento das interações entre os conhecimentos acumulados ao longo da história da humanidade, os docentes e os discentes.
URI: https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/136
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (PROFBIO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCM - ANTONIO DELMÁRIO - VERSÃO FINAL.pdfDissertação de Mestrado Profissional1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.