Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.apps.uern.br/jspui/handle/123456789/136
Título: | Aplicativo como ferramenta no ensino da respiração celular |
Autor(es): | Santos, Antonio Delmário Alves dos |
Palavras-chave: | Ensino - aprendizagem Tecnologia - ferramenta Metodologia |
Data do documento: | 5-Set-2020 |
Citação: | SANTOS, Antonio Delmário Alves dos. Aplicativo como ferramenta no ensino da respiração celular. 55 f. Dissertação (Mestrado em Biologia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2020. |
Resumo: | A realidade do mundo digital caracterizada pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação – TICs, trazem novas possibilidades para o ensino e aprendizagem de temas próprios da Biologia. Desta forma, foi construído um aplicativo para aparelhos celulares para ser utilizado como ferramenta de aprendizagem no ensino de Biologia. O aplicativo Bio respiração, foi validado por um grupo constituído por alunos e professores do ensino médio, cujo conteúdo abordado no respectivo recurso didático, trata dos processos e etapas que caracterizam a respiração celular como mecanismo fundamental para a sobrevivência e manutenção das células, unidades básicas da vida. O cerne do presente trabalho foi a criação de uma ferramenta, que possibilitou verificar o seu uso no contexto tecnológico atrelado às metodologias ativas e ao ensino híbrido. A metodologia utilizada teve base em uma pesquisa quantitativa utilizando questionários específicos sobre o ensino da respiração celular e o uso de aplicativo. A partir dos dados coletados, foi realizado análises dos aspectos qualitativos dos mesmos, amparada por uma discussão teórica. Os questionários da pesquisa apresentaram perguntas destinadas ao momento que anteceu e sucedeu a utilização do aplicativo Bio Respiração. Os resultados obtidos demonstraram que a ferramenta testada, poderá auxiliar professores e alunos no ensino e na aprendizagem da respiração celular, assim como, permitiu concluir que mesmo diante da modernidade tecnológica, existe a necessidade de associar elementos próprios da contemporaneidade, às metodologias existentes para o fortalecimento das interações entre os conhecimentos acumulados ao longo da história da humanidade, os docentes e os discentes. |
URI: | https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/136 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (PROFBIO) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCM - ANTONIO DELMÁRIO - VERSÃO FINAL.pdf | Dissertação de Mestrado Profissional | 1,46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.