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dc.contributor.authorBezerra, Alan Angelo-
dc.date.accessioned2024-08-29T18:03:40Z-
dc.date.available2024-08-29T18:03:40Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationBEZERRA, Alan Angelo; BRITO, Daniel Bezerra de . Coporeidade em Ciências da Religião: concepções de docentes em formação. Natal: 2015. 43 p. Monografia(Licenciatura)UERN, Faculdade de Ciências da Religião.en_US
dc.identifier.urihttps://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/1236-
dc.description.abstractO presente trabalho visa analisar as concepções sobre corpo/corporeidade na formação docente em Ciências da Religião de 19 graduandos concluintes bem como suas expectativas como professores do ensino religioso. Essa pesquisa foi realizada concomitantemente ao componente curricular de oficina VII lecionado no último período do curso onde o mesmo trabalha a dimensão corporal. Eles responderam perguntas de um questionário misto onde os resultados foram analisados de forma quantitativa e qualitativa. No método quantitativo utilizaram-se frequências e porcentagens para representar graficamente as diferentes concepções dos participantes. O método qualitativo foi utilizado para a análise de conteúdo das concepções com base nas proposições de Freitas e Lopes. Os resultados revelaram a importância que os graduandos concedem ao corpo/corporeidade considerando suas possibilidades para a formação docente em Ciências da Religião. Entretanto, observamos que a maioria das concepções sobre corporeidade não se articula com as concepções de um ensino religioso pautado no pluralismo religioso. Nessa perspectiva, suscitamos a importância do entendimento pelos graduandos da trajetória histórica que evoluiu de uma relação cartesiana de corpo/religião para outra fenomenológica entre corporeidade/Ciências da Religião. Considera-se ainda que o nível de qualidade das concepções sobre corporeidade com viés fenomenológico possibilite uma melhor compreensão do pluralismo religioso como conteúdo escolar associando teoria e prática.en_US
dc.language.isootheren_US
dc.subjectCorporeidadeen_US
dc.subjectEnsino religiosoen_US
dc.subjectEducação básicaen_US
dc.subjectFormação inicialen_US
dc.titleCORPOREIDADE EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO: CONCEPÇÕES DE DOCENTES EM FORMAÇÃO.en_US
dc.typeThesisen_US
Aparece nas coleções:CURSO DE CIENCIA DA RELIGIÃO DO CAN

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