Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.apps.uern.br/jspui/handle/123456789/440
Título: | Estágio supervisionado na docência: desafios e contribuições do ensino remoto de Língua Portuguesa para a formação inicial |
Autor(es): | Medeiros, Eduardo Reinaldo de |
Palavras-chave: | Estágio supervisionado Ensino remoto Formação docente |
Data do documento: | 15-Jun-2021 |
Citação: | MEDEIROS, Eduardo Reinaldo de. Estágio supervisionado na docência: desafios e contribuições do ensino remoto de Língua Portuguesa para a formação inicial - Mossoró-RN. 65 f. Monografia (Graduação em Letras Habilitação em Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2021 |
Resumo: | RESUMO Em um cenário de pandemia, de distanciamento social e de educação nos moldes do ensino remoto emergencial, esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre os desafios e contribuições que a prática da docência remota tem apresentado à formação dos alunos estagiários do curso de Letras Português (Campus Central) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, durante o semestre de 2020.1. Para tanto, foram coletadas, por meio de 22 questionários, respostas que versavam sobre experiências com o ensino remoto, dadas por graduandos do 6º e 7º períodos do curso, que realizaram seu estágio na Educação Básica. Por meio de uma abordagem qualitativa, interpretou-se o corpus desta pesquisa à luz de estudos sobre formação inicial docente, estágio supervisionado obrigatório e sobre educação remota. Este estudo está fundamentado nas considerações de Pimenta e Lima (2005/2006; 2011), Tardif (2007), García (1999), Carmo e Franco (2019), Alves (2020), Rodrigues (2020), Souza e Ferreira (2020), dentre outros autores. As análises e reflexões feitas acerca da experiência formativa do estágio evidenciam a necessidade de uma maior atenção para o planejamento das aulas, para o domínio das tecnologias usadas em ambientes virtuais de aprendizagem e para a constante reflexão sobre a própria prática, tão necessária ao trabalho do professor. Contudo, as interpretações apontam para resultados positivos na formação inicial dos professores estagiários e, apesar das dificuldades enfrentadas no processo de adaptação a uma nova realidade de ensino, a experiência possibilitou a construção de novos e importantes saberes docentes que resultaram em contribuições significativas para uma formação inicial dos professores estagiários. |
URI: | https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/440 |
Aparece nas coleções: | Letras - Língua Portuguesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC de Eduardo Reinaldo de Medeiros - Letras_ Português.pdf | Monografia Graduação em Letras - Língua Portuguesa | 1,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.