Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.apps.uern.br/jspui/handle/123456789/330
Title: A Influência de Metodologias de Ensino e Aprendizagem aplicadas no Curso de Licenciatura em Química: seu reflexo na formação de professores
Authors: Lima, Jordany Guimarães
Keywords: Ensino e Aprendizagem
Metodologias
Formação de Professores
Química
Issue Date: 5-Apr-2023
Citation: Lima, Jordany Guimarães. A Influência de Metodologias de Ensino e Aprendizagem aplicadas no Curso de Licenciatura em Química: seu reflexo na formação de professores. 2023. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2023.
Abstract: Com os avanços na popularização e utilização de novas ferramentas que auxiliam no aprendizado, diferentes formas de abordagens metodológicas e recursos pedagógicos devem ser levados em consideração no aprendizado dos estudantes brasileiros, bem como investigar como está ocorrendo a formação inicial de professores no sentido de acompanhar esse espectro de tipos de conhecimento. Assim, o objetivo deste estudo é analisar os métodos de ensino e aprendizagem, recursos didáticos e formas avaliativas, utilizadas por docentes do ensino superior, podendo ser ou não refletidas na formação de futuros professores. Esse trabalho foi realizado na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) na cidade de Mossoró- RN, Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT), com alunos, egressos e professores do Departamento de Química (DQ). Metodologicamente, a pesquisa é de cunho qualitativo e quantitativo. Orienta-se pela criação e aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas, direcionados aos professores, discentes e egressos do curso de Química, a interpretação das respostas abertas seguiram a categorização da linha de pensamento de Bardin. Para os resultados quantitativos, foram gerados gráficos que foram discutidos com base bibliográfica de artigos. Conclui-se que as metodologias de ensino e aprendizagem: tradicionais, construtivistas, montessoriana e sociointerassionista fornecem aos professores recursos para estimular a ação reflexiva nos estudantes universitários, formando indivíduos livres, dotados de autonomia e capacidade de resolução de problemas e, assim, capazes de traçar seus próprios caminhos.
URI: https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/330
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Jordany Guimarães Lima - Química.pdfTrabalho de Conclusão de Curso2,36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.