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Title: Autodeterminação na aprendizagem musical mediada por tecnologias digitais no Ensino Médio: uma pesquisa-ação em uma escola estadual de Mossoró/RN
Authors: Silva, Gibson Alves Marinho da
Keywords: Motivação
Teoria da Autodeterminação
Tecnologias Digitais
Ensino Médio
Educação Musical
Issue Date: 12-Mar-2019
Citation: SILVA, Gibson Alves Marinho da. Autodeterminação na Aprendizagem Musical mediada por Tecnologias Digitais no Ensino Médio: uma pesquisa-ação em uma Escola Estadual de Mossoró/RN. 2019. 184 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2019.
Abstract: Este estudo teve o objetivo de investigar a percepção de alunos do ensino médio sobre a satisfação de suas necessidades psicológicas básicas na aprendizagem musical mediada por tecnologias digitais. (REEVE, 2006; RYAN; DECI, 2017; DECI; RYAN, 2000; DECI, 1998). Segundo a Teoria da Autodeterminação, a motivação é influenciada por fatores intrapessoais e interpessoais, ou seja, os fatores internos e externos que influenciam a motivação. Segundo Ryan e Deci (2017, 2000a), ambientes nos quais os sujeitos tenham liberdade nas suas escolhas (apoio à autonomia) e as atividades estejam de acordo com as suas habilidades (percepção de competência), proporcionam um vínculo social (sentimento de pertencimento). Para alcançarmos os nossos objetivos, utilizamos o método da pesquisa-ação integral, na perspectiva de André Morin (2004). Os dados foram coletados por meio de questionário online, observação participante, entrevista – através do grupo focal – interações online e observações das filmagens. Os resultados indicaram que a motivação dos alunos nas aulas de artes/música não estava intrinsecamente motivada, mas sim, extrinsecamente, nos seus níveis mais autodeterminados. Dessa forma, a motivação foi considerada enigmática e multifacetada. A motivação apresentada pelos alunos dependeu bastante do estilo motivacional do professor, do ambiente social e das relações interpessoais. Os aplicativos, sites e jogos propostos neste estudo, puderam promover as necessidades psicológicas básicas dos alunos, como também possibilitou uma opção viável para o ensino de música no ensino médio.
URI: https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/178
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