Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.apps.uern.br/jspui/handle/123456789/1290
Title: ENSINO RELIGIOSO ESCOLAR: UMA PERSPECTIVA COMPLEXA
Authors: Silva, Fernando Luís Galdino e
Keywords: Ciências da religião
Ensino religioso
Complexidade
Transdisciplinaridade
Issue Date: 2024
Citation: SILVA, Fernando Luis Galdino e; CRUZ, Josilene Silva da . Ensino Religioso Escolar: uma perspectiva complexa. Natal: 2024. 24 p. Monografia (Licenciado) UERN, Faculdade de Ciências da Religião.
Abstract: A presente pesquisa foi direcionada à análise da relação do professor de Ensino Religioso (ER) com o objeto de seu componente curricular, adotando os postulados da teoria da complexidade de Edgar Morin e seus pressupostos para a transdisciplinaridade. O objetivo foi compreender a dinâmica dessa relação com o objeto que, em nossa perspectiva, caracteriza-se como complexo, intrínseco à realidade e subsídio de um Ensino Religioso que se pense crítico, problematizador e que reflita a realidade da qual faz parte o educando. A partir de levantamento bibliográfico sobre os temas Educação, Ensino Religioso, Complexidade e Transdisciplinaridade e da análise dos documentos que normatizam a área de Ciências da Religião como formação básica para a docência e orienta o componente curricular Ensino Religioso, compomos uma narrativa de observação da realidade, cuja qual nos levou a concluir que as Ciências da Religião não instrumentalizam teórico-metodologicamente o docente de ER para compreensão do fenômeno religioso como categoria complexa. Nossa pesquisa, inserida nas discussões sobre Ciências da Religião e Educação, pretende compor e alargar o diálogo já existente dentro dos estudos e pesquisas acerca de um Ensino Religioso Escolar laico.
URI: https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/1290
Appears in Collections:CURSO DE CIENCIA DA RELIGIÃO DO CAN

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fernando Luís Galdino e Silva.pdfTrabalho de Conclusão do Curso Ciências da Religião516,38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.