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Title: INFLUÊNCIA DE AGENTE VIRTUAL AFETIVO NAS DECISÕES DO JOGADOR EM UM JOGO CASUAL
Authors: Lima, Althierfson Tullio Azevedo de
Keywords: Jogos casuais
Agentes virtuais afetivos
Interação Humano-Agente
Agentes virtuais
Confiança
Issue Date: 2024
Citation: LIMA, Althierfson Tullio Azevedo de; PARADEDA, Raul Benites . Influência de agente virtual afetivo nas decisões do Jogador em um jogo casual. Natal: 2024. 109 p. Monografia (Bacharel) UERN, Faculdade de Turísmo.
Abstract: Agentes virtuais são recursos bastante utilizados em jogos, os quais são primordial para muito deles, e podem ser usado para os mais diversos objetivos, como ajudar o jogador, dificultar ou orientar. Além disso, muitos desenvolvedores criam agentes que conseguem simular emoções como alegria, tristeza ou raiva. Esse tipo de agente, é conhecido como agente emotivo, e a expressão de emoções por parte dele em um jogo pode resultar em uma maior imersão do jogador e também em uma experiência mais vívida. Inclusive, a manifestação de emoções também pode gerar uma maior empatia por parte do jogador, fazendo com que ele fique triste ou feliz conforme o agente, respectivamente, simula esses sentimentos. No vasto universo dos jogos, uma classe que apresenta um crescimento tanto de jogos quanto de jogadores é a classe de jogos casuais. Esse tipo de jogo vem ganhando destaque, graças a evolução dos dispositivos móveis e o acesso à tecnologia. Apesar de jogos casuais serem bastante simples em nível de desenvolvimento, muito desenvolvedores não apostam no recurso que pode ser utilizado para engajamento do jogador, que são os agentes virtuais emotivos. Esse fato, faz com que os desenvolvedores deixem de utilizar esse importante recurso que pode melhorar a experiência do usuário com o jogo. Por esse motivo, esse trabalho descreve o desenvolvimento de um jogo casual e de um agente virtual emotivo, com objetivo de verificar a influência e o impacto que esse agente causa na experiência do jogador. O agente desenvolvido foi inserido no jogo como um ajudante, que fornece dicas, que podiam ser verdadeiras ou falsas. Além disso, o agente utilizou a simulação de emoções para persuadir o jogador, e fazê-lo seguir as orientações dele. De acordo com os estudos realizados, foi encontrado evidências que o contato com o agente afetou a experiência do jogador, e que o jogador quando percebe que o agente não está ajudando a avançar tende a ignorá-lo, mesmo que esse continue oferecendo ajuda. O estudo também mostrou que um agente que não se mostra capaz de ajudar o jogador causa a perda de confiança da pessoa no agente. Ainda foi observado no estudo, que os participantes perceberam o agente de forma diferente dependendo de como foi a interação humano-agente.
URI: https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/1223
Appears in Collections:CURSO DE TURISMO DO CAN

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