dc.description.abstract | Esta dissertação versa sobre a formação continuada de professores por meio de uma reflexão
implicada e crítica. Considera os aspectos que dão sentido ao movimento formativo, levando
em conta conjunturas que perfazem o agir docente, quais sejam: políticas públicas, elos com a
universidade e perspectivas epistemológicas. Como fenômeno a ser interpretado apresenta a
experiência formativa da autora no papel de professora supervisora do Programa Institucional
de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no subprojeto Geografia, entre os anos de 2014 a
2018. Considera-se, pois, implicada na pesquisa como sujeito de ação, reflexão e reconstrução
de si na relação com a docência. Como questões central e secundárias da pesquisa destacam-se,
respectivamente: como a experiência formativa de professora supervisora no PIBID Geografia
contribui com os processos de reflexões sobre o pensar e fazer a docência? Quais as possíveis
contribuições do PIBID Geografia na constituição do sujeito que se forma ao formar outros?
Os dispositivos acionados na pesquisa possibilitam perceber a potência do PIBID na
ressignificação do ensino-aprendizagem em Geografia? São inspirações teórico-metodológicas
a pesquisa formação (MACEDO, 2010; NÓVOA,2002) nos cotidianos (CERTEAU, 2014), o
pensamento multirreferencial/plural (ARDOINO, 1998; BARBOSA, 2012; MACEDO, 2012),
a ressignificação da experiência vivida e sentida (LARROSA, 2002, 2017) e a noção e a
possibilidade de caminhar para si na pesquisa formação (JOSSO, 2010). Os dispositivos da
pesquisa estão dispostos a partir da rememoração e compreensão da itinerância formativa, das
narrativas dos sujeitos participantes, bem como dos etnotextos e rastros digitais, em
consonância com o exercício de uma hermenêutica existencial e formativa. Como resultado
destaca-se que o PIBID é um programa extremamente potente e que vai além das normativas
institucionais. Entretanto, reconhece-se que carece de um processo autoformativo, cabendo aos
sujeitos que dele participam a criação de ambiências formativas proporcionadoras de reflexão
constante, de caminhar para si e de ressignificar o fazerser docente. Algumas noções se
destacam como achados da pesquisa: a formação como dispositivo de autoformação, a
pesquisa-formação como acontecimento, o ato docente e o cotidiano escolar como possibilidade
formativa. | en_US |