Atuação do bacharel em Ciências Sociais da UERN: uma análise do PPC do curso e as percepções dos egressos
Visualizar/ Abrir
Data
2023-04-04Autor
Oliveira, Pollyana Moura de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A presente pesquisa tem como base o estudo do processo de expansão do mercado de trabalho das ciências sociais, este trabalho busca investigar os possíveis efeitos dessas mudanças sobre o contexto do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) de bacharelado, em ciências sociais, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e sua influência na construção profissional dos graduados. Seu objetivo principal é analisar o PPC sob uma ótica de transformações do mercado de trabalho para o cientista social e como essa relação influencia no processo de inserção profissional dos egressos. A pesquisa é quali/quanti, de caráter descritivo-exploratório. Por meio da aplicação de um questionário online, com os egressos do curso de bacharelado, buscou investigar as possibilidades de trabalho para os cientistas sociais de forma mais clara e as dificuldades que permeiam essa área. Desse modo, pretendemos com a pesquisa promover um debate sobre o tema e relacionar a importância do PPC como um dos elementos principais de mudança para a construção do profissional cientista social no mercado de trabalho. Os resultados apontam, principalmente, para as dificuldades de encontrar trabalho no ramo, alto número de adesões a pós-graduação e críticas pela não valorização profissional. Com isso, concluímos, a importância do PPC no acompanhamento das mudanças e das solicitações que o mercado impõe a esse profissional, para melhorar a formação e as contratações dos futuros cientistas sociais no mercado de trabalho.