RECONSTRUÇÃO DE SUPERFÍCIES EM TEMPO REAL USANDO VISÃO ESTÉREO
Resumo
Diante de muitas pesquisas realizadas, a visão biológica tornou-se um referencial para o
surgimento do campo da visão computacional. Com o estudo das propriedades da visão
estéreo, descobriu-se a possibilidade de se obter a profundidade dos objetos, simulando a
visão biológica através de duas câmeras. De posse desses valores de profundidade torna-se
possível utilizá-los nas mais variadas aplicações: na robótica, para saber a distância dos
objetos e evitar colisões; na realidade aumentada, para conseguir interatividade e
especialmente na reconstrução de superfícies. Sabendo da aplicabilidade da reconstrução 3D,
resolveu-se desenvolver uma ferramenta de reconstrução de superfícies, que utilizando uma
webcam 3D, fosse possível extrair informações tridimensionais do ambiente e projetar essas
coordenadas num espaço virtual 3D, através de uma nuvem de pontos. Todo o processamento
de captura e reconstrução das informações é feito em tempo real e paralelamente visualizado
em um ambiente da biblioteca PCL (Point Cloud Library). Para alcançar os resultados
desejados foi necessário passar por várias etapas conceituais desde a calibração de câmera até
a criação de um mapa de disparidades que serão expostas durante a descrição deste trabalho.
Dessa forma, preocupou-se em fazer uma aplicação totalmente com software livre com
equipamentos de baixo custo, que possibilite ser reutilizada para projetos de baixo orçamento.