Análise econômico-financeira nos principais bancos digitais, no período de 2018 a 2020
Resumo
Os Bancos digitais ascendem como tendência tecnológica no contexto atual, promovendo
facilidades aos usuários referentes aos serviços e produtos disponibilizados por estes. Nesse
sentido, o presente artigo analisa a aplicação dos índices de Liquidez, Endividamento e
Rentabilidade nos Demonstrativos contábeis dos principais bancos digitais no período de 2018
a 2020, com a finalidade de avaliar o desempenho econômico-financeiro dessas instituições
bancárias, elucidando seus aspectos relevantes. Quanto à metodologia, tem-se que a pesquisa é
qualitativa, classificando-se como descritiva, documental e bibliográfica, em virtude de
descrever características relativas aos bancos digitais, sendo o trabalho elaborado com base em
apresentações de relatórios contábeis já publicados. Os resultados apresentados destacam a
capacidade de pagamento no triênio, pois para cada R$1,00 de obrigações, os bancos Inter e
Nubank possuem respectivamente, média de liquidez corrente de R$1,05 e R$ 51,57, bem como
as médias de R$ 22,49 e R$6,06 referentes a Garantia de capital próprio sobre os recursos de
terceiros, além de demonstrar que houve apenas 3,20% em média de retorno para cada
R$100,00 de capital investido no Inter, enquanto o Nubak não obteve retorno do capital
investido ao evidenciar percentual negativo de -18,85% para o mesmo triênio. Entretanto, os
dados demonstram que esses bancos estrategicamente optam por investir no curto prazo,
priorizando o capital de terceiros em elevados índices de endividamento e sacrificando os lucros
para obtenção de crescimento estruturante e implantação de métodos de proteção financeira.
Diante do exposto, conclui-se que a referida pesquisa contribui para a ampliação do
conhecimento no âmbito dos bancos digitais, agregando implicações sociais que envolvem o
modelo financeiro digital representado pelos bancos Inter e Nubank para os stakeholders.
Outrossim, sugere-se ampliar a amostra, incluindo as fintechs no contexto internacional e a
mensuração do perfil de clientes das instituições digitais.