Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilva, Carlos José Araújo da
dc.date.accessioned2023-09-05T11:52:21Z
dc.date.available2023-09-05T11:52:21Z
dc.date.issued2019-11-26
dc.identifier.citationSILVA, Carlos José Araújo da. Desvendando a Importância do Ecossistema Manguezal através de uma UEPS sob o Enfoque CTSA. 2019. 111 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2019.en_US
dc.identifier.urihttps://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/174
dc.description.abstractO ecossistema manguezal possui grande relevância econômica, ecológica e social para a população pertencente a região de Guamaré/RN. Entretanto, ele vem sofrendo ameaças através da ação humana. Com isso, buscou-se elencar e executar uma metodologia de ensino que pudesse corroborar com o processo de formação de cidadãos atuantes e preocupados com as causas socioambientais, realizando discussões sobre a importância do ecossistema manguezal, o processo de degradação e ações para serem desenvolvidas com a finalidade de mitigar os impactos ambientais nesse ecossistema. Como possível resolução para essa problemática, se faz necessário que o docente busque novas estratégias que possam problematizar situações do cotidiano dos estudantes estimulando-os a buscarem resoluções. Assim, objetivou-se elaborar e avaliar a relevância didática da aplicação da Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) sob abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) no ensino do ecossistema manguezal com estudantes do ensino fundamental do 7o ano em uma escola pública no Município de Guamaré/RN. Quanto ao delineamento metodológico a pesquisa foi de natureza qualitativa com viés de uma pesquisa ação, além de uma pesquisa bibliográfica e documental. Primeiramente, visitou-se a escola e, em seguida aplicou-se um pré-teste para verificar os conhecimentos prévios dos discentes. Essas informações foram essenciais para a identificação dos subsunçores apropriados e parcialmente adequados para que posteriormente pudessem ancorar novos conhecimentos científicos abordados nas oficinas. Com base nessas informações, elaborou-se uma UEPS sob a abordagem CTSA, aplicou-se a UEPS e, por fim, um pós-teste. Notou-se que a intervenção didática apresentou resultados significativos, é possível notar que houve um avanço na contextualização das ideias para combater os problemas ambientais no manguezal ocasionados pela ação antrópica como descarte indevido de lixo, construção de viveiros de camarão, dentre outros, evidenciando a relevância da abordagem CTSA nas aulas de ciências ao se apresentar questões pertinentes à Educação Ambiental. Por fim, a UEPS pôde contribuir para a formação de um sujeito, crítico, reflexivo e atuante mediantes as causas socioambientais além de propiciar uma possível aprendizagem significativa, pois a cada desafio lançado os estudantes buscaram resoluções que pudessem mitigar os danos ocasionados ao ecossistema manguezal, passando a adquirir uma formação em ciências para a cidadania. Assim pode-se comprovar a relevância da aplicação da UEPS sob a abordagem CTSA no ensino de ciências como uma nova metodologia capaz de gerar resultados positivos no processo de ensino e aprendizagem.en_US
dc.language.isootheren_US
dc.subjectCTSAen_US
dc.subjectEcossistema Manguezalen_US
dc.subjectAprendizagem Significativaen_US
dc.subjectUEPSen_US
dc.titleDesvendando a importância do ecossistema manguezal através de uma UEPS sob o enfoque CTSAen_US
dc.typeThesisen_US


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples