dc.description.abstract | A Caatinga é um bioma rico em biodiversidade, fato que se deve as características
específicas presentes no semiárido brasileiro e que vem sofrendo há décadas danos
severos, como desmatamento e queimadas. A falta de informação de certa maneira
contribui com o descaso para esse bioma, ironicamente as riquezas naturais são ignoradas,
mas para muda é necessário que as escolas abordem a Caatinga dentro de sua grade
curricular, ou mesmo outro bioma desde que seja predominante na região em que os
alunos vivem. A implantação dessa temática permite trabalhar a Educação Ambiental
dentro da sala de aula, estando de acordo com a Base Nacional Comum Curricular
(BNCC) e os Parâmetros Curriculares Comum (PCN), assim o discente aprende atitudes
e ações que podem reduzir os impactos ambientais causados pelos humanos. O presente
trabalho apresenta um guia didático com diversas atividade propostas para o(a)
professor(a) trabalhar a percepção ambiental sobre o bioma Caatinga dentro da sala de
aula, por meio desse material são abordados conceitos fundamentais da ecologia, os
princípios da educação ambiental, assim como as características do bioma Caatinga. O
guia por meio das atividades propostas permitirá o desenvolvimento do protagonismo
juvenil, que permitirá o uso do conhecimento empírico integrado ao científico, mas para
que essas associações sejam efetivas serão adotadas algumas metodologias ativas, que
por consequência irá promover o desenvolvimento do senso crítico. O critério para
avaliação será fundamentado na análise do processo de produção de materiais pelos
alunos, que se resumem no estudo da Ecologia e do bioma Caatinga, na leitura de artigos
científicos sobre a Caatinga, debates sobre a temáticas ambientais, a criação de painéis
informativos, o desenvolvimento de um roteiro, na produção de um teatro de fantoches.
Então em resumo o guia didático reúne algumas atividades que trabalham a temática
relacionada a preservação e conservação do meio ambiente por meio de metodologias
ativas que devem possibilitar uma aprendizagem significativa. | en_US |