AVALIAÇÃO TRIBOLÓGICA DO BIODIESEL DERIVADO DO SEBO BOVINO
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Data
2023Autor
Santos, Marcus Vinícius Sousa dos
Metadata
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Quando se trata de questões ambientais, a queima de óleo diesel apresenta
um alto risco para o planeta devido à liberação de resíduos tóxicos, como óxido de
nitrogênio (NOх), óxido de enxofre (SOх) e monóxido de carbono (CO). O nitrogênio
e o enxofre são necessários para a lubrificação das partes internas do motor, e
removê-los completamente pode levar a um aumento no desgaste de certos
componentes. Os combustíveis são usados para produzir calor ou energia mecânica
por meio de um processo de combustão, enquanto a lubrificação é a capacidade de
reduzir o atrito.O biodiesel é uma alternativa mais ambientalmente amigável ao
diesel, pois sua queima é mais limpa e causa menos poluição. No entanto, um dos
desafios do biodiesel é a produção excessiva de glicerina, que tem pouco valor
comercial, mas possui boas propriedades físico-químicas. Por isso, este estudo
avalia a lubricidade do biodiesel produzido a partir de sebo bovino, que é utilizado
em motores que funcionam com ciclo Diesel, por meio de testes acelerados em uma
bancada High Frequency Reciprocating Rig (HFRR), conforme a norma ASTM D
6079-0. Durante cada teste de 75 minutos, lubrificado com o biocombustível e
repetido três vezes, uma esfera (diâmetro de 6,00±0,05 mm, feita de aço SAE
52100) desliza sobre um disco plano (diâmetro de 9,75 mm, espessura de 2,95 mm,
feito de aço SAE 1045), em um movimento alternativo de 1 mm de curso sob uma
carga normal de 2 N, a uma frequência de 50 Hz. Os sinais de coeficiente de atrito,
percentual de filme lubrificante formado e aquecimento do contato são registrados
por sensores acoplados à placa de aquisição de dados e ao sistema HFRR. A
análise dos resultados apresentados pelo HFRR mostraram que o biodiesel
analisado neste estudo causou escaras de desgaste na esfera que foram
consideravelmente semelhantes, apresentou um coeficiente de atrito de 0,113 a
0,163 e uma formação de filme bastante variável de 20% a 50% durante o tempo de
75 minutos de ensaio.