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Título: Corpo e currículo na educação física: reflexões a partir da abordagem multirreferencial-plural
Autor(es): Oliveira, Francisco Vieira de
Palavras-chave: corpo
currículo
educação física
Data do documento: Ago-2019
Citação: OLIVEIRA Francisco Vieira de. Corpo e currículo na educação física: reflexões a partir da abordagem multirreferencial-plural. 2019 . 102 p.. Mossoró, RN; 2019.
Resumo: Esta pesquisa resulta de reflexões acerca de como se concebe o corpo à luz das teorias curriculares no âmbito da Educação Física para a Educação Básica no Ensino Fundamental a partir das reflexões da abordagem multirreferencial-plural. A sua inspiração fundante centra-se nas epistemologias do corpo (NIETZSCHE, 2013; MORIN, 2003; ARDOINO, 1998) e do currículo (MACEDO, 2016) no campo da Educação Física. O objetivo é discutir e fomentar a construção de reflexões acerca de como se concebe o corpo à luz das teorias curriculares no âmbito da Educação Física para a Educação Básica no Ensino Fundamental a partir das reflexões da abordagem multirreferencial-plural. Do ponto de vista teórico metodológico, este estudo é fruto de um marco teórico entretecido e problematizado a partir do movimento do corpo e do seu universo sensível como fonte fecunda para se compreender compreensões. Através da leitura dos sujeitos teóricos pleiteados, é possível dizer que, a depender do contexto social e ou cultural para o corpo, foram desenvolvidos diferentes, hábitos, condutas, vestimentas, proibições e liberdades refletidos em pedagogias que, ao se debruçarem sobre ele, têm, ao longo do tempo, organizado e determinado as maneiras de concebê-lo e educá-lo. Mais do que refutar uma concepção de currículo compreendido como prescrição de trajetórias e itinerários que, aparentemente, só reconhecem um ponto de vista sobre o corpo, este estudo teceu e fomentou, ao longo da construção de seus capítulos, uma discussão em torno do seu movimento e da sua educação que, mesmo o revelando como objeto das práticas educativas, não o nega como fundamentalmente capaz de forjar itinerâncias, errâncias e caminhadas autônomas.
URI: https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/93
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