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https://repositorio.apps.uern.br/jspui/handle/123456789/481
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Oliveira, Flávia Aridiane Medeiros de | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-01T15:04:11Z | - |
dc.date.available | 2024-04-01T15:04:11Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Flávia Aridiane Medeiros de. Impacto dos acidentes de trânsito na ocupação do Hospital Regional Dr. Tarcísio de Vasconcelos Maia, Mossoró-RN. – Mossoró/RN. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2019. | en_US |
dc.identifier.uri | https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/481 | - |
dc.description.abstract | Os acidentes de trânsito estão entre as principais causas de morte no mundo, ocasionando óbito de aproximadamente 1,25 milhão de pessoas por ano, principalmente em países menos desenvolvidos. O Brasil está entre os que lideram a mortalidade por acidente de trânsito urbano, causando lotação nos hospitais, elevando os gastos públicos e propiciando o aumento da precarização da saúde pública. Para buscar alternativas à problemática de ocupação de leitos na cidade de Mossoró, em decorrência de acidentes de trânsito, é preciso compreender as características do trânsito da região oeste potiguar e os frequentes atendimentos realizados pelo Hospital Regional Dr. Tarcísio de Vasconcelos Maia- HRTVM em Mossoró, Rio Grande do Norte-RN, por esta causa. O estudo foi realizado utilizando uma abordagem quantitativa e qualitativa, com os dados do Serviço de Atendimento Médico e Estatística- SAME para obter informativos quanto ao número de acidentes ocorridos na região Oeste Potiguar entre o período de 2013 a 2018. Contudo, pode-se constatar que os motociclistas equivaleram a 75% da ocupação dos leitos, ademais, a maior frequência desses sinistros ocorre com pessoas do sexo masculino e com faixa-etária de 18 a 40 anos de idade. Tais resultados podem ser atribuídos ao perfil dos pacientes atendidos, visto que essa é a idade mais ativa economicamente, estando presente no trânsito, por vezes utilizando o veículo como forma de trabalho. Devendo também considerar a imprudência no trânsito e ingestão de álcool, em decorrência do despreparo e insuficiente conscientização dos condutores, como problemáticas de saúde pública e coletiva, que precisam ser combatidas para a redução do alto índice de acidentes. Sendo assim, são necessárias políticas públicas que auxiliem na construção da postura cidadã ética no trânsito, além de preparo técnico para conduzir veículos com cautela em situações de risco, buscando assim uma redução da frequência de acidentes de trânsito. O que consequentemente irá impactar na diminuição de mortes prematuras, aposentadorias precoces, famílias devastadas pelas sequelas dos acidentes, leitos hospitalares disponíveis para atender outras demandas, outros níveis do sistema de saúde menos sobrecarregados com essas vítimas. Todavia, os resultados encontrados podem contribuir para resolução da problemática de acidentes no trânsito, reduzindo os gastos públicos e melhorando a saúde coletiva da população. | en_US |
dc.language.iso | other | en_US |
dc.subject | Saúde pública | en_US |
dc.subject | Acidentes de trânsito | en_US |
dc.subject | Hospital Regional Dr. Tarcísio de Vasconcelos Maia | en_US |
dc.title | Impacto dos acidentes de trânsito na ocupação do Hospital Regional Dr. Tarcísio de Vasconcelos Maia, Mossoró-RN | en_US |
dc.type | Thesis | en_US |
Aparece nas coleções: | Enfermagem |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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FLÁVIA ARIDIANE MEDEIROS DE OLIVEIRA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso da Graduação em Enfermagem | 915,52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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