Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.apps.uern.br/jspui/handle/123456789/470
Título: O cooperativismo e suas contribuições para o desenvolvimento econômico e socioambiental de Apodi-RN
Autor(es): Oliveira, Willamy Alef Morais de
Palavras-chave: Cooperativismo
Sustentabilidade - Agricultura Familiar
Meio Ambiente
Data do documento: 5-Nov-2021
Citação: OLIVEIRA, Willamy Alef Morais de. O cooperativismo e suas contribuições para o desenvolvimento econômico e socioambiental de Apodi-RN. Mossoró-RN - 55 f. Monografia (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2021
Resumo: As Cooperativas são empreendimento econômicos que objetivam satisfazer as necessidades econômicas de seus cooperados, possuindo princípios e fundamentos para manter a organização. A prática do cooperativismo tem-se apresentado como ferramenta essencial para organizar iniciativas a partir de fundamentos participativos. Na região nordestina, em particular, no Território Sertão do Apodi (RN), as práticas do cooperativismo estão presente desde a primeira metade do século XX. Nesse contexto, a pesquisa O Cooperativismo e sua contribuição para o desenvolvimento econômico e socioambiental de Apodi, teve como objetivo geral Avaliar as contribuições do cooperativismo na história do município de Apodi, Rio Grande do Norte, Brasil e objetivos específicos: Identificar o papel do cooperativismo no campo econômico, social e ambiental; Conhecer os principais bens e serviços produzidos pelos cooperadores do município de Apodi; Discutir e comparar as ações realizadas pelos cooperadores ao longo do tempo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e realizadas entrevistas com cooperados. A partir da análise dos resultados, foi possível verificar que as cooperativas contribuíram para o desenvolvimento de Apodi-RN, ao longo das décadas, em diversas atividades, como: agricultura, gerando empregos e renda aos cooperados e munícipes; oferecendo bens e serviços de boa qualidade ao município e região; estímulo à participação das mulheres; desenvolvendo boa práticas com o meio ambiente, especialmente na agricultura familiar, evitando a utilização de agrotóxicos, queima de áreas para plantio e demais variáveis que possam interferir nas questões de produção, como exemplo: apicultura; preocupação com a produção de alimentos orgânicos e/ou de base agroecológica, incentivando e estimulando o consumo e hábitos alimentares saudáveis. Além disso, foi possível verificar que as cooperativas apresentam uma boa organização e buscam aliar seus objetivos ao desenvolvimento sustentável.
URI: https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/470
Aparece nas coleções:Gestão Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Willamy Alef Morais de Oliveira.pdfMonografia Graduação em Gestão Ambiental591,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.