Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.apps.uern.br/jspui/handle/123456789/455
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Freitas, Lívia Dantas de | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-08T15:39:28Z | - |
dc.date.available | 2024-03-08T15:39:28Z | - |
dc.date.issued | 2021-02-26 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, Lívia Dantas de. À luz da Física: um livro paradidático para o Ensino Fundamental II - Mossoró-RN. 155 f. Monografia (Graduação em Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2021 | en_US |
dc.identifier.uri | https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/455 | - |
dc.description.abstract | RESUMO As ciências, assim como a literatura, são importantes para o desenvolvimento de um cidadão crítico, devendo ser estimuladas desde a educação infantil. No entanto, no que tange o ensino de Física, os conteúdos são geralmente introduzidos apenas no Ensino Médio. No Ensino Fundamental, os conteúdos ministrados na disciplina de ciências se concentram no ensino de Biologia . Desse modo, a fim de estimular a leitura e suprir a carência de conteúdos de Física nesse nível da formação, esse trabalho visou a elaboração do livro paradidático “À luz da Física”. O livro utiliza elementos lúdicos para contar a história de quatro jovens que precisam desenvolver um projeto para a feira de ciências da escola sobre a pluralidade e a importância da luz. Acidentalmente, eles encontram uma cientista com uma proposta inesperada: viajar no espaço-tempo conhecendo cientistas e compreendendo suas descobertas. Esse material didático é voltado para o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), levando em consideração as concepções alternativas catalogadas na literatura. Para o desenvolvimento do material, foram utilizados como referenciais teóricos a Teoria Psicogenética de Piaget, a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e os Mapas Conceituais de Joseph Novak. Além da criação do livro-texto, foram sugeridas ilustrações e experiências que poderão ser integradas futuramente. Por fim, foi realizada uma proposta de aplicação do material didático desenvolvido, com base nos referenciais teóricos selecionados. | en_US |
dc.language.iso | other | en_US |
dc.subject | Ciências- Literatura | en_US |
dc.subject | Ensino Fundamental - Concepções Alternativas | en_US |
dc.subject | Mapas conceituais - Aprendizagem Significativa | en_US |
dc.title | À luz da Física: um livro paradidático para o Ensino Fundamental II | en_US |
dc.type | Thesis | en_US |
Aparece nas coleções: | Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Trabalho de Conclusão de Curso Completo.pdf | Monografia Graduação em Física | 4,75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.