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Título: O processo referencial anafórico na rede social twitter: uma análise da página Haddad debochado
Autor(es): Rodrigues, Luana Cristina Fernandes
Palavras-chave: Linguística Textual
Referenciação - Twitter
Haddad Debochado - Ironia
Data do documento: 7-Jun-2021
Citação: RODRIGUES, Luana Cristina Fernandes. O processo referencial anafórico na rede social twitter: uma análise da página Haddad debochado - Mossoró-RN. 59 f. Monografia (Graduação em Letras Habilitação em Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2021
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo principal investigar como os processos referenciais anafóricos contribuem na veiculação da ironia em postagens da página Haddad Debochado no Twitter. Na busca por contemplar, analiticamente, postagens da internet como gêneros discursivos emergentes do meio digital e atender aos objetivos propostos nesse estudo, amparamo-nos nos pressupostos da Linguística Textual, sobretudo no que concerne à proposta de referenciação. A fim de refletir sobre a questão de pesquisa, foram selecionadas 20 postagens entre os meses de setembro e outubro de 2020 e março de 2021, disponíveis na página Haddad Debochado no Twitter, cujo endereço eletrônico é https://twitter.com/HaddadDebochado. Dessas, 09 foram escolhidas para ilustrar o corpus da análise e evidenciar o fenômeno da referenciação por meio das anáforas. Para tanto, os procedimentos metodológicos adotados se enquadram nos estudos da pesquisa qualitativa e descritiva. Em relação à classificação quanto aos procedimentos técnicos utilizados, esse estudo se insere nas linhas das pesquisas bibliográficas e documentais. Para enriquecer as discussões das temáticas abordadas nesse trabalho, utilizamos como arcabouço teórico os estudos de Marcuschi (2012) e Koch (2020) acerca da Linguística Textual e da noção de texto; Oliveira (2011), Cavalcante (2011, 2014) e Pauliukonis e Cavalcante (2018) na discussão acerca dos estudos sobre a referenciação e sobre os processos anafóricos discutidos na análise desse trabalho. Já o que recomenda os PCN, a BNCC e Antunes (2003), usamos para argumentar sobre a importância da Linguística Textual para o ensino da Língua Portuguesa; Bakthin (2016) e Marcuschi (2010) para elucidar sobre os gêneros discursivos; Mendes (2011) e Lé (2010) para caracterizar a rede social Twitter; e Thorpe (2018) e Lacerda e Raimo (2019) na conceituação de ironia. No processo de análise do corpus da pesquisa, foi possível constatar que o processo referencial anafórico constitui uma poderosa ferramenta linguística na construção dos sentidos do texto e na veiculação da ironia. Além disso, esse estudo evidencia como textos do universo da internet e das redes sociais, utilizados pelos alunos no dia a dia, podem ser usados como estratégia de inserção de gêneros midiáticos em salas de aula de Língua Portuguesa, para o estudo da referenciação
URI: https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/438
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