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https://repositorio.apps.uern.br/jspui/handle/123456789/429
Título: | O processo de reescrita do conto “Maria”, de Conceição Evaristo: uma proposta de sequência didática |
Autor(es): | Lucena, Beatriz Pinheiro |
Palavras-chave: | Conto - Gênero Sequência didática - Reescrita Raça |
Data do documento: | 10-Nov-2021 |
Citação: | LUCENA, Beatriz Pinheiro. O processo de reescrita do conto “Maria”, de Conceição Evaristo: uma proposta de sequência didática - Mossoró-RN. 49 f. Monografia (Graduação em Letras Habilitação em Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2021 |
Resumo: | Esta pesquisa busca discutir e empregar o processo de reescrita para a formação do/a estudante enquanto autor/a crítico/a, por meio da produção textual do gênero “conto”. Mediante à abordagem do conto “Maria”, presente na obra Olhos d’água (2016), de Conceição Evaristo – que denuncia o racismo e a condição de mulher negra no Brasil – objetivamos propor uma sequência didática (SD), voltada ao ensino médio, que desperte a autoria crítica e autônoma sobre a construção étnica-racial. Como fundamentação teórica, este trabalho se vale dos estudos de reescrita (FIAD, 2006; ANTUNES, 2003) e do gênero “conto” (MOISÉS, 1967; GERMANO, 2019), visando à produção de um projeto de sequência didática (DOLZ, NOVERRAZ E SCHNEUWLY, 2004), de acordo com as concepções de gênero e raça, advindas dos feminismos negro e decolonial (KILOMBA, 2021; HOOKS, 1995). O estudo orienta-se pela abordagem qualitativa e explicativa, sendo delineado pela pesquisa bibliográfica com fim na produção de uma proposta de sequência didática, constituída por seis encontros. Dentre os resultados obtidos, nossa proposta demostrou a possibilidade de construção de um ensino voltado para autoria crítica, autônoma e política. Por meio do ato de planejar e reescrever, o/a discente sente-se, e atua, como sujeito de seu dizer. Também foi comprovado ser possível elaborar um projeto com temáticas sobre gênero e raça, considerando os diferentes sujeitos que compõem o contexto escolar, a partir da audição de suas vozes. Constatamos que o conto “Maria”, escrito por uma mulher negra, oportuniza que educandos/as negros/as sintam-se representados/as, possibilitando a formação ética da turma. Acreditamos, assim, que este estudo, além de contribuir com as pesquisas voltadas para a área do Ensino de Língua Portuguesa, pode colaborar de forma significativa para o próprio ensino, oferecendo ao/a professor/a do nível médio uma proposta de SD com a reescrita de forma crítica, autônoma e inclusiva no que diz respeito ao combate ao racismo. |
URI: | https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/429 |
Aparece nas coleções: | Letras - Língua Portuguesa |
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TCC- BEATRIZ PINHEIRO LUCENA.pdf | Monografia de Letras Vernáculas | 444,13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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