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Título: As dificuldades na aprendizagem de gramática em uma turma de 2° ano do Ensino Médio da Escola Maria Stella
Autor(es): Marques, Ellen Carla Alves
Palavras-chave: Ensino
Gramática Normativa
Análise linguística
Data do documento: 11-Nov-2021
Citação: MARQUES, Ellen Carla Alves. As dificuldades na aprendizagem de gramática em uma turma de 2° ano do Ensino Médio da Escola Maria Stella - Mossoró-RN. 51 f. Monografia (Graduação em Letras Habilitação em Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2021
Resumo: O ensino de gramática é um assunto muito discutido por diversos estudiosos, principalmente no que diz respeito ao eixo de análise linguística, isto é, o enfoque gramatical. Há diversos estudos que demonstram certa preocupação com “a natureza do ensino de Língua Portuguesa que as escolas oferecem” (NEVES, 2011, p. 17). Isto posto, esta monografia tem como área temática o ensino de língua materna, com o foco nas dificuldades apresentadas pelos alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Profa. Maria Stella Pinheiro Costa na cidade de Mossoró. A partir do tema proposto foi constituída a questão problema da pesquisa: No eixo de análise linguística no ensino de língua portuguesa, que dificuldades foram encontradas em uma turma do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Maria Stella? Em relação aos objetivos, esta pesquisa foi guiada pelo seguinte objetivo geral: investigar quais são as dificuldades na aprendizagem de gramática presentes em uma turma do 2º ano do ensino médio da escola Maria Stella e pelos referidos objetivos específicos:analisar o ensino do eixo análise linguística em uma turma de 2º ano do ensino médio; identificar e analisar os itens de análise linguística que mais geram dificuldades no ensino de língua portuguesa em uma turma de 2º ano do ensino médio; propor estratégias que contemplem as dificuldades verificadas na aprendizagem de Língua Portuguesa na turma estudada. A metodologia adotada nesse trabalho consistiu em uma pesquisa qualitativa e estudo de caso de caráter exploratório. Como referencial teórico foram utilizados os seguintes autores: Geraldi (2000); Neves (2011); Possenti (2000); Travaglia (2001). Chegamos à conclusão que os erros mais recorrentes são advindos da associação entre a língua falada a língua escrita, devido à priorização apenas da gramática normativa. Foi constatado também que os desvios de concordância nominal e verbal são mais recorrentes.
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