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https://repositorio.apps.uern.br/jspui/handle/123456789/425
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Santos, Mateus Jonas Morais dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-29T14:35:37Z | - |
dc.date.available | 2024-02-29T14:35:37Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-11 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Mateus Jonas Morais dos. Intolerância religiosa: discursos e subjetividades na educação básica - Mossoró/RN. 53 f. Monografia (Graduação em Letras Habilitação em Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2021 | en_US |
dc.identifier.uri | https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/425 | - |
dc.description.abstract | A presente monografia traz à tona o modo como são construídos os discursos sobre a intolerância religiosa referente às religiões afro-brasileiras no ambiente escolar, partindo da concepção de que o cenário atual de intolerância religiosa recai fortemente sobre as religiões e matrizes africanas, sendo o Brasil um Estado laico. Esse fato tem aberto portas a discussões acerca de como esses discursos circulam no ambiente escolar e como os estudantes são afetados por eles. Nessa perspectiva, este trabalho objetiva analisar como ocorre a produção dos discursos sobre intolerância religiosa, relacionada às religiões de matrizes africanas, na educação básica. Trata-se de uma pesquisa interdisciplinar, cujos dados foram obtidos através de questionários cujas respostas foram analisadas através método arqueogenealógico de Michel Foucault para descrição/interpretação dos discursos criados pelos entrevistados. Os entrevistados expuseram através de suas respostas suas experiências, por meio das quais pode-se compreender singularidades desses sujeitos e como são constituídos esses discursos na escola. A análise mostrou que os entrevistados possuem, de uma forma geral, pontos de vista positivos sobre as expressões das religiões afro-brasileiras, porém, as respostas analisadas mostram que a sociedade contemporânea carece dessa forma de entender os diferentes religiões e aceitar as escolhas dos outros, a partir da perspectiva de outras pessoas na sociedade brasileira. | en_US |
dc.language.iso | other | en_US |
dc.subject | Intolerância religiosa - Religiões de matrizes africanas | en_US |
dc.subject | Análise do discurso | en_US |
dc.subject | Método arqueogenealógico | en_US |
dc.title | Intolerância religiosa: discursos e subjetividades na educação básica | en_US |
dc.type | Thesis | en_US |
Aparece nas coleções: | Letras - Língua Portuguesa |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC - MATEUS JONAS MORAIS DOS SANTOS.pdf | Monografia Graduação em Letras - Língua Portuguesa | 599 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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