Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.apps.uern.br/jspui/handle/123456789/406
Título: | A relação entre o Mito da Caverna de Platão e o papel do ensino de Filosofia |
Autor(es): | Silva, Gustavo da |
Palavras-chave: | Mito da Caverna - Conhecimento Processo de aprendizagem Ensino de Filosofia |
Data do documento: | 27-Abr-2021 |
Citação: | SILVA, Gustavo da. A relação entre o Mito da Caverna de Platão e o papel do ensino de Filosofia – Mossoró/RN. 47 f. Monografia (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2021. |
Resumo: | Esta pesquisa consiste em a relação entre o mito da caverna de Platão e o papel do ensino de filosofia. Nosso objetivo consiste em fazer uma interpretação de uma das passagens mais célebres da história da filosofia ocidental, o Mito da Caverna de Platão, identificando sua relação com o papel do ensino de filosofia em nossos dias. Tomaremos como base principal o livro VII. Nossa abordagem mostra uma trajetória de como a imagem da caverna encontra-se organicamente ligada a uma gama de questões filosóficas e educacionais na República. Nesse sentido, para que o aluno e o professor possam ter um papel de destaque na sociedade é fundamental que a educação invista no conhecimento de forma mais eficaz a fim de valorizar as qualidades do aluno, tendo em vista a liberdade para apresentar suas ideias. Para esse processo, porém, a ajuda da filosofia será de suma importância, como fora visto por Platão no livro VII de a República. |
URI: | https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/406 |
Aparece nas coleções: | Filosofia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Gustavo da Silva - Monografia.pdf | Monografia Graduação em Filosofia | 816,63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.