Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.apps.uern.br/jspui/handle/123456789/404
Título: Atuação da enfermagem no método canguru: revisão integrativa de literatura
Autor(es): Oliveira, Milena Moreira de
Palavras-chave: Método canguru
Enfermagem
Atuação do enfermeiro
Data do documento: 15-Ago-2023
Citação: OLIVEIRA, Milena Moreira. Atuação da enfermagem no método canguru: revisão integrativa de literatura. – Mossoró/RN. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2023.
Resumo: Introdução: O nascimento prematuro acarreta na necessidade de atenção integral e humanizada para o bebê. O Método Canguru surgiu em 1978, na Colômbia, trazendo uma nova perspectiva de cuidado para o neonato. Objetivo geral: descrever a atuação da enfermagem no Método Canguru de acordo com a literatura científica. Metodologia: trata-se de revisão integrativa de literatura, pautada no PRISMA adaptado. Após definição da pergunta norteadora, realizou-se a identificação e seleção dos estudos por meio da busca na Biblioteca Virtual em Saúde, PubMed e Scopus. Como estratégia de busca utilizou-se o modelo PCC. Resultados: Obteve-se 28 estudos, dos quais 53,57% (n= 15) foram realizados na América do Sul, 25% (n= 7) na Ásia, 14,29% (n= 4) na América do Norte e 7,14% (n= 2) na Europa. Discussão: a enfermagem atua nas três etapas do Método Canguru, destaca-se em todos os estudos por realizar a orientação dos pais, proporciona assistência integral para o recém-nascido e sua família e os acompanha até após a alta hospitalar. Realiza educação em saúde, educação permanente em saúde, gerencia a equipe e proporciona o ambiente adequado. Evidenciou-se entraves, como a não capacitação de alguns profissionais de enfermagem no método canguru, estrutura inadequada, estimulação apenas da participação da mãe, imposição da presença da mãe na maternidade e estabelecimento de horário de visita na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Considerações finais: propiciou a sistematização da atuação da enfermagem no Método Canguru de acordo com os processos de trabalho de enfermagem, possibilitou o conhecimento de entraves e lacunas. Constatou-se a importância da discussão e pesquisa da atuação da enfermagem no MC, visto que esses profissionais são vitais para o sucesso da abordagem de cuidado centrada na família. Os enfermeiros desempenham papel crucial na implementação, suporte, educação e acompanhamento contínuo, garantindo que mães e bebês recebam os cuidados necessários para promover a saúde e o bem-estar durante toda essa jornada única e desafiadora.
URI: https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/404
Aparece nas coleções:Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Milena Oliveira.pdfTrabalho de Conclusão de Curso da Graduação em Enfermagem684,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.