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https://repositorio.apps.uern.br/jspui/handle/123456789/149
Título: | Sequência didática sobre sexualidade |
Autor(es): | Medeiros, Vanize Pereira de |
Palavras-chave: | Sexualidade Gravidez - adolescência Educação sexual |
Data do documento: | 28-Out-2020 |
Citação: | MEDEIROS, Vanize Pereira de. Sequência didática sobre sexualidade. 38 f. Dissertação (Mestrado em Biologia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró-RN, 2020 |
Resumo: | Durante a adolescência os riscos e vulnerabilidade associados ao crescimento psicoemocional estão mais presentes e a sexualidade surge com a explosão de hormônios naturais da idade. O espaço escolar precisa estar preparado para auxiliar os estudantes a vivenciarem sua sexualidade também de forma crítica e reflexiva. Por isso é importante trabalhar essa temática de maneira atrativa e produtiva, para que se traduza em atitudes responsáveis de autocuidado, decorrente do processo educacional que forma para a vida. Assim, o objetivo deste trabalho foi elaborar um manual com uma sequência didática que possa ser utilizada por professores do ensino de Biologia para orientação de jovens e adolescentes sobre sexualidade, prevenção das ISTs e de gravidez não planejada. O trabalho consta de duas etapas. A primeira delas é um relato de experiência do ―Projeto Pensando Naquilo!‖, sua implantação no ano de 2009, as principais parcerias, o funcionamento dos encontros, a participação dos responsáveis e da equipe escolar, o recrutamento dos participantes, a atividades dos monitores e o funcionamento do banco de preservativos entre outros pontos revelantes. A segunda etapa trata-se da elaboração de uma proposta de sequência didática com base nas vivências do referido projeto, a qual possa ser utilizada como instrumento que contribua para o exercício de uma sexualidade plena e responsável pelos alunos. O trabalho desenvolvido durante 10 anos no ―Projeto Pensando Naquilo!‖ tem apresentado resultados positivos, que podem ser verificados pela intensa inserção de alunos e a permanência como monitores do projeto, na redução dos índices de gravidez nas alunas, o que reflete na redução da evasão escolar, além de melhor engajamento dos participantes nas atividades escolares e a consequente construção de projetos de vida. Na sequência das atividades/ações percebemos que elas não são aleatórias, cada uma tem um poder de construção sobre a outra, apresentando metodologias váriadas como jogos, vídeos, roda de conversa, teatro, dinâmicas de grupo, música, poesia dentre outras. A escola deve ser o local de acolhimento das diferenças e das diversidades em todos os eixos, bem como no sexual e pode também ser o espaço de orientação e formação dos adolescentes que auxiliem nas tomadas de decisões responsáveis, tornando-os indivíduos críticos e reflexivos quanto a sua sexualidade. Esperamos assim, que este trabalho possa contribuir como instrumento de estímulo para que seus resultados sejam multiplicados e replicados em outros ambientes escolares do nosso país. |
URI: | https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/149 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (PROFBIO) |
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TCM - VANIZE PEREIRA DE MEDEIROS.pdf | Dissertação de Mestrado Profissional | 845,4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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