Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.apps.uern.br/jspui/handle/123456789/145
Título: Cartilha e laboratório itinerante: repensando o ensino e a aprendizagem de botânica a partir de aulas dinâmicas
Autor(es): Silva, Raquel de Lima
Palavras-chave: Aulas práticas
Biologia vegetal
Ensino contextualizado
Data do documento: 15-Out-2020
Citação: SILVA, Raquel de Lima. Cartilha e laboratório itinerante: repensando o ensino e a aprendizagem de botânica a partir de aulas dinâmicas. 67 f. Dissertação (Mestrado em Biologia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró-RN, 2020.
Resumo: Nas aulas de Botânica, assim como nos demais conteúdos da disciplina de Biologia, a teoria deve ser vinculada à prática, pois esta articulação contribui para a construção do conhecimento dos alunos. No entanto, não é o que se percebe, haja vista que a Botânica, grosso modo, vem sendo ministrada de forma conteudista e enfadonha. Assim, este trabalho tem por objetivo Elaborar uma proposta didática que possibilite a realização de aulas práticas e contextualizadas no ensino de Botânica a partir da utilização de materiais de baixo custo. Para tanto, foi construído o Laboratório Itinerante de Botânica com amostras de diversas partes vegetais no qual o professor encontra subsídios para a realização de aulas práticas, utilizando amostras da flora local e materiais de baixo custo, além de uma cartilha com protocolos simples sobre os mais variados temas botânicos. Para a construção do Laboratório itinerante, construiu-se uma caixa de madeira, potes de vidro e amostras de partes vegetais disponíveis na comunidade. Para a construção da cartilha, foram selecionadas algumas práticas consultadas em livros didáticos, artigos disponíveis na internet, e algumas foram adaptadas para que fossem realizadas a partir de materiais simples, de baixo custo, como também de fácil acesso, a fim de estimular o raciocínio dos alunos e a participação nas atividades práticas. Por fim, espera-se que tanto os professores quanto os alunos, associem as aulas teóricas de Botânica com a prática, refletindo sempre sobre a importância dos vegetais para os demais seres vivos. Os materiais e os procedimentos foram utilizados com a finalidade de demonstrar que atividades e experimentos simples podem ser facilmente desenvolvidos, proporcionando, dessa maneira, uma maior compreensão do alunado sobre temas diversos da área de Biologia Vegetal.
URI: https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/145
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (PROFBIO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCM - RAQUEL DE LIMA SILVA.pdfDissertação de Mestrado Profissional5,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.