Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.apps.uern.br/jspui/handle/123456789/145
Título: | Cartilha e laboratório itinerante: repensando o ensino e a aprendizagem de botânica a partir de aulas dinâmicas |
Autor(es): | Silva, Raquel de Lima |
Palavras-chave: | Aulas práticas Biologia vegetal Ensino contextualizado |
Data do documento: | 15-Out-2020 |
Citação: | SILVA, Raquel de Lima. Cartilha e laboratório itinerante: repensando o ensino e a aprendizagem de botânica a partir de aulas dinâmicas. 67 f. Dissertação (Mestrado em Biologia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró-RN, 2020. |
Resumo: | Nas aulas de Botânica, assim como nos demais conteúdos da disciplina de Biologia, a teoria deve ser vinculada à prática, pois esta articulação contribui para a construção do conhecimento dos alunos. No entanto, não é o que se percebe, haja vista que a Botânica, grosso modo, vem sendo ministrada de forma conteudista e enfadonha. Assim, este trabalho tem por objetivo Elaborar uma proposta didática que possibilite a realização de aulas práticas e contextualizadas no ensino de Botânica a partir da utilização de materiais de baixo custo. Para tanto, foi construído o Laboratório Itinerante de Botânica com amostras de diversas partes vegetais no qual o professor encontra subsídios para a realização de aulas práticas, utilizando amostras da flora local e materiais de baixo custo, além de uma cartilha com protocolos simples sobre os mais variados temas botânicos. Para a construção do Laboratório itinerante, construiu-se uma caixa de madeira, potes de vidro e amostras de partes vegetais disponíveis na comunidade. Para a construção da cartilha, foram selecionadas algumas práticas consultadas em livros didáticos, artigos disponíveis na internet, e algumas foram adaptadas para que fossem realizadas a partir de materiais simples, de baixo custo, como também de fácil acesso, a fim de estimular o raciocínio dos alunos e a participação nas atividades práticas. Por fim, espera-se que tanto os professores quanto os alunos, associem as aulas teóricas de Botânica com a prática, refletindo sempre sobre a importância dos vegetais para os demais seres vivos. Os materiais e os procedimentos foram utilizados com a finalidade de demonstrar que atividades e experimentos simples podem ser facilmente desenvolvidos, proporcionando, dessa maneira, uma maior compreensão do alunado sobre temas diversos da área de Biologia Vegetal. |
URI: | https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/145 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (PROFBIO) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCM - RAQUEL DE LIMA SILVA.pdf | Dissertação de Mestrado Profissional | 5,93 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.