Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.apps.uern.br/jspui/handle/123456789/143
Título: Aulas em ambientes não formais: contribuições para o ensino da Biologia numa cidade do interior do Nordeste brasileiro
Autor(es): Damasceno, Mônica Verônica da Silva
Palavras-chave: Espaços não formais
Roteiros metodológicos
Educação formal - professor de Biologia
Data do documento: 26-Out-2020
Citação: DAMASCENO, Mônica Verônica da Silva. Aulas em ambientes não formais: contribuições para o ensino da Biologia numa cidade do interior do Nordeste brasileiro. 95 f. Dissertação (Mestrado em Biologia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró- RN, 2021.
Resumo: Cabe a Educação compete preparar o indivíduo para viver em sociedade, mas esse fenômeno não pode ser compreendido somente no que tange aos processos formais. A educação Informal, também a realizada em espaços não formais, figura no processo de desenvolvimento da aprendizagem. Diversos teóricos defendem e destacam a contribuição das aulas em ambiente não formais na diversificação da prática educativa. Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo incentivar e auxiliar os professores de Biologia do Ensino Médio para realização de aulas em espaços não formais de educação, pela disponibilização de um manual com roteiros metodológicos. De início, foi aplicado um questionário com os professores de Biologia nas escolas públicas e privadas no município de Russas (CE) para traçar um perfil desses docentes, investigar a percepção dos mesmo sobre o tema, verificar as principais dificuldades encontradas e identificar espaços que são utilizados e sugeridos para dinamizar o ensino de Biologia para os alunos. De posse desses últimos resultados, foram elaborados roteiros contendo breve histórico dos espaços, objetivos, sugestões de metodologias e de avaliação e outras orientações para as aulas. Nossos resultados permitem-nos perceber que existem uma multiplicidade de espaços que podem ser usadas no município de Russas (CE), como também em outros municípios que não dispõe de espaços institucionais ou não, com boa estrutura para recepcionar alunos e oferecer um suporte adequado à prática sugerida, como museus, zoológicos, estações de conservação, entre outros, entre outros, contribuindo na aprendizagem dos alunos, permitindo- os ampliar sua visão de mundo.
URI: https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/143
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (PROFBIO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCM - MÔNICA VERÔNICA DA SILVA DAMASCENO.pdf3,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.