Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.apps.uern.br/jspui/handle/123456789/141
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Moreira, John Herbesson Soares | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-31T18:07:50Z | - |
dc.date.available | 2023-08-31T18:07:50Z | - |
dc.date.issued | 2020-10-30 | - |
dc.identifier.citation | MOREIRA, John Herbesson Soares. Guia didático para o ensino de ecologia: ampliando a percepção sobre a Caatinga por meio de metodologias ativas. 349 f. Dissertação (Mestrado em Biologia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró-RN, 2020 | en_US |
dc.identifier.uri | https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/141 | - |
dc.description.abstract | A Caatinga é um bioma rico em biodiversidade, fato que se deve as características específicas presentes no semiárido brasileiro e que vem sofrendo há décadas danos severos, como desmatamento e queimadas. A falta de informação de certa maneira contribui com o descaso para esse bioma, ironicamente as riquezas naturais são ignoradas, mas para muda é necessário que as escolas abordem a Caatinga dentro de sua grade curricular, ou mesmo outro bioma desde que seja predominante na região em que os alunos vivem. A implantação dessa temática permite trabalhar a Educação Ambiental dentro da sala de aula, estando de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Parâmetros Curriculares Comum (PCN), assim o discente aprende atitudes e ações que podem reduzir os impactos ambientais causados pelos humanos. O presente trabalho apresenta um guia didático com diversas atividade propostas para o(a) professor(a) trabalhar a percepção ambiental sobre o bioma Caatinga dentro da sala de aula, por meio desse material são abordados conceitos fundamentais da ecologia, os princípios da educação ambiental, assim como as características do bioma Caatinga. O guia por meio das atividades propostas permitirá o desenvolvimento do protagonismo juvenil, que permitirá o uso do conhecimento empírico integrado ao científico, mas para que essas associações sejam efetivas serão adotadas algumas metodologias ativas, que por consequência irá promover o desenvolvimento do senso crítico. O critério para avaliação será fundamentado na análise do processo de produção de materiais pelos alunos, que se resumem no estudo da Ecologia e do bioma Caatinga, na leitura de artigos científicos sobre a Caatinga, debates sobre a temáticas ambientais, a criação de painéis informativos, o desenvolvimento de um roteiro, na produção de um teatro de fantoches. Então em resumo o guia didático reúne algumas atividades que trabalham a temática relacionada a preservação e conservação do meio ambiente por meio de metodologias ativas que devem possibilitar uma aprendizagem significativa. | en_US |
dc.language.iso | other | en_US |
dc.subject | Educação Ambiental - Caatinga | en_US |
dc.subject | Aprendizagem significativa | en_US |
dc.subject | Metodologias Ativas - teatro de fantoches | en_US |
dc.title | Guia didático para o ensino de ecologia: ampliando a percepção sobre a Caatinga por meio de metodologias ativas | en_US |
dc.type | Thesis | en_US |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (PROFBIO) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCM - JOHN HERBESSON SOARES MOREIRA.pdf | Dissertação de Mestrado Profissional | 12,88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.